APOIO EDUCACIONAL A ALUNOS COM NEE NO CANTÃO DE CUENCA PELO CENTRO UDIPSAI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v6i11.0073

Palavras-chave:

Necesidades educativas especiales, evaluación psicopedagógica, virtualidad, inclusión

Resumo

O Centro UDIPSAI tem como objetivo prestar um serviço de apoio psicoeducacional a alunos com necessidades educacionais especiais, associadas ou não a deficiências. Por meio desse atendimento, busca-se promover a inclusão no âmbito educacional, bem como avaliar as diferentes dificuldades que os usuários apresentam, seja em nível psicológico, acadêmico ou social, bem como promover e melhorar a saúde oral e fonoaudiológica dos beneficiários. Foi registrado que 90% dos alunos têm problemas de aprendizagem, enquanto 70% dos usuários exigem atenção contínua durante o processo. Com o uso das TIC, foram realizados diversos ajustes no planejamento das intervenções virtuais, na organização dos recursos didáticos a serem utilizados e nas estratégias para atingir os objetivos propostos. No entanto, o novo normal afetou em certa medida o desenvolvimento ideal daqueles serviços que exigem interação social para garantir a obtenção de resultados, ou devido a uma limitação no acesso a serviços e dispositivos que permitem monitoramento remoto constante.

Palavras-chave: Necessidades educacionais especiais, avaliação psicopedagógica, virtualidade, inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

García, W., & Jara, G. (2019). UNIDAD DE DIAGNÓSTICO, INVESTIGACIÓN, PSICOPEDAGÓGICA Y APOYO A LA INCLUSIÓN. VINCULACIÓN CON LA SOCIEDAD, Universidad Católica de Cuenca, Cuenca.
García, W., & Jara, G. (2020). QUEDATE EN CASA UDIPSAI ONLINE PROPUESTA DE INTERVENCIÓN EN LÍNEA UTILIZANDO ENTORNOS VIRTUALES DEL CENTRO DE PRÁCTICAS Y VINCULACIÓN CON LA SOCIEDAD. Microproyecto prácticas preprofesionales, Universidad Católica de Cuenca, Vinculación con la sociedad, Cuenca.
Henao López, G. C., Martínez Zamora, M., & Tilano Vega, L. M. (enero-junio de 2007). La evaluación psicopedagógica: revisión de sus componentes. EL ÁGORA USB, 77-84.
Jiménez Sánchez, E. (diciembre de 2001). EL SIGNIFICADO OCULTO DEL TÉRMINO «NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES». Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado (42), 169-176.
Jiménez, J., & Romero, J. (2011). Estrategias de acompañamiento para el favorecimiento del aprendizaje autónomo en educación virtual. Universidad Pedagógica Nacional, México.
Luque Parra, D. J., & Luque Rojas, M. J. (2015). ALUMNADO CON NECESIDADES ESPECÍFICAS DE APOYO EDUCATIVO: ASPECTOS PSICOPEDAGÓGICOS EN UN MARCO INCLUSIVO. Perspectiva Educacional, 59-73.
Ministerio de Educación. (2016). INSTRUCTIVO PARA LA EVALUACIÓN Y PROMOCIÓN DE ESTUDIANTES CON NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES. Subsecretaría de Educación Especializada e Inclusiva, Quito.
Organización Mundial de la Salud. (2011). Informe Mundial sobre la Discapacidad. Suiza.

Publicado

2023-01-09

Como Citar

Tapia-Segarra, J. I., Aguirre-Cuesta, E. M., & Barreto-Pintado, J. A. (2023). APOIO EDUCACIONAL A ALUNOS COM NEE NO CANTÃO DE CUENCA PELO CENTRO UDIPSAI. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 6(11), 44–58. https://doi.org/10.56124/tj.v6i11.0073