COMPREENDENDO TEXTOS NÃO LITERÁRIOS EM ALUNOS DO ENSINO GERAL BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v7i13ep.002

Palavras-chave:

comprensión lectora, texto no literario, Lengua y Literatura, educación básica, macro destreza

Resumo

Esta pesquisa aborda os problemas que envolvem a compreensão da leitura no nível escolar. Para tanto, uma amostra intencional de 68 alunos do oitavo ano da Unidade Educacional “Roberto Alfredo Arregui” da cidade de Guaranda, província de Bolívar, Equador, foi previamente solicitada a ler pequenos textos narrativos. Após a validação do teste de múltipla escolha por meio de teste piloto, este instrumento foi aplicado. Foi realizada também uma entrevista estruturada com uma professora de Língua e Literatura, com a intenção de obter elementos de contraste com os dados relatados pelo teste do aluno. Os resultados deste estudo revelam que a leitura nos alunos é mais limitada à decodificação primária. Ou seja, ele concentra a atenção em encontrar o significado daquelas palavras que são desconhecidas e que estão contidas nas frases que compõem os parágrafos do texto não literário. Portanto, ao colocar esse tipo de mecanismo em ação, segundo os alunos, é mais do que suficiente descobrir o pensamento do(s) autor(es).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arellano, J. y Barredo, D. (2017). Las nuevas prácticas de lectura en los jóvenes universitarios ecuatorianos. Un estudio de caso sobre la Universidad Estatal de Bolívar (2017). Enlace Universitario, (1), 48-55. https://enlace.ueb.edu.ec/index.php/enlaceuniversitario/article/view/21

Caín, K. (2022) Dificultades de la comprensión lectora de los niños. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119705116.ch14

Duke, NK y Cartwright, KB (2021). La ciencia de la lectura progresa: comunicar avances más allá de la simple visión de la lectura. Lea la Res. Q, 56 (S1), S25 – S44. https://doi.org/10.1002/rrq.411

Flotts, et al. (2016). Aportes para la enseñanza de la lectura. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244874

INEVAL (2018). Educación en Ecuador: Resultados de PISA para el desarrollo. https://www.evaluacion.gob.ec/wpcontent/uploads/downloads/2018/12/CIE_InformeGeneralPISA18_20181123.pdf

Kate Nation (2019) Dificultades de lectura, lenguaje y reflexiones de los niños sobre la visión simple de la lectura, Australian Journal of Learning Difficulties, 24:1, 47-73, DOI:10.1080/19404158.2019.1609272

Mansurov VA, Lombina TN, Yurchenko OV Problemas de comprensión del texto por parte de los escolares: una visión sociológica Vestnik instituta sotziologii. 2022. vol. 13.No. 3. Pág. 122-141 DOI: https://doi.org/10.19181/vis.2022.13.3.835 . EDN: JVDGMK

Ministerio de Educación del Ecuador (2016). Guía didáctica de implementación curricular para EGB y bachillerato. Lengua y literatura. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017/05/Guia_15_mayo_Literatura_Elemental_EGB_BGU.pdf

Muñoz Calvo, E. M., Muñoz Muñoz, L. M., García González, M. C., & Granado

Labrada, L. A. (2013). La comprensión lectora de textos científicos en el proceso de enseñanza- aprendizaje. Humanidades Médicas, 13(3), 772-804.

Lengua y Literatura. (2020) Blog. De nómadas a sedentarios: un salto cultural fundamental. https://lenguayculturadesafios.blogspot.com/2020/11/de-nomadas-sedentarios-un-salto.html

Pérez, S. (2015). Estrategias cognitivas y metacognitivas para la comprensión lectora. [Tesis de maestría, Universidad Distrital Francisco José de Caldas]. https://repository.udistrital.edu.co/bitstream/handle/11349/3951/P%E9rezHern%E1ndezSusana2015.pdf;jsessionid=A9A8A502B84653C931EAFEF00E84E9D3?sequence=1

Sepúlveda, S. F., & Martínez, M. Á. T. (2018). La importancia de la comprensión lectora: un análisis en alumnado de educación básica en Chile. Revista de Educación de la Universidad de Granada, 25, 113-129.

William E. Tunmer y Wesley A. Hoover (2019) Los fundamentos cognitivos del aprendizaje de la lectura: un marco para prevenir y remediar las dificultades de lectura, Australian Journal of Learning Difficulties, 24:1, 75-93, DOI:10.1080/19404158.2019.1614081

Vidal, D. y Manríquez, L. (2016). El docente como mediador de la comprensión lectora en universitarios. Revista de la Educación Superior, XLV (1), 95-118. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-27602016000100095&script=sci_abstract

Yana et al. (2019). Estrategias cognitivas y la comprensión lectora en los estudiantes de nivel básica y superior. Revista Innova Educación, 1(2), 211-217. https://doi.org/10.35622/j.rie.2019.02.007

Publicado

2024-04-30

Como Citar

Andrade Santamaría, J. V. ., Paredes Vallejos, M. J. ., & López Quincha, M. (2024). COMPREENDENDO TEXTOS NÃO LITERÁRIOS EM ALUNOS DO ENSINO GERAL BÁSICO. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 7(13 EDICION ESPECIAL), 21–33. https://doi.org/10.56124/tj.v7i13ep.002