COMPREENDENDO TEXTOS NÃO LITERÁRIOS EM ALUNOS DO ENSINO GERAL BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.56124/tj.v7i13ep.002Palavras-chave:
comprensión lectora, texto no literario, Lengua y Literatura, educación básica, macro destrezaResumo
Esta pesquisa aborda os problemas que envolvem a compreensão da leitura no nível escolar. Para tanto, uma amostra intencional de 68 alunos do oitavo ano da Unidade Educacional “Roberto Alfredo Arregui” da cidade de Guaranda, província de Bolívar, Equador, foi previamente solicitada a ler pequenos textos narrativos. Após a validação do teste de múltipla escolha por meio de teste piloto, este instrumento foi aplicado. Foi realizada também uma entrevista estruturada com uma professora de Língua e Literatura, com a intenção de obter elementos de contraste com os dados relatados pelo teste do aluno. Os resultados deste estudo revelam que a leitura nos alunos é mais limitada à decodificação primária. Ou seja, ele concentra a atenção em encontrar o significado daquelas palavras que são desconhecidas e que estão contidas nas frases que compõem os parágrafos do texto não literário. Portanto, ao colocar esse tipo de mecanismo em ação, segundo os alunos, é mais do que suficiente descobrir o pensamento do(s) autor(es).
Downloads
Referências
Arellano, J. y Barredo, D. (2017). Las nuevas prácticas de lectura en los jóvenes universitarios ecuatorianos. Un estudio de caso sobre la Universidad Estatal de Bolívar (2017). Enlace Universitario, (1), 48-55. https://enlace.ueb.edu.ec/index.php/enlaceuniversitario/article/view/21
Caín, K. (2022) Dificultades de la comprensión lectora de los niños. DOI: https://doi.org/10.1002/9781119705116.ch14
Duke, NK y Cartwright, KB (2021). La ciencia de la lectura progresa: comunicar avances más allá de la simple visión de la lectura. Lea la Res. Q, 56 (S1), S25 – S44. https://doi.org/10.1002/rrq.411
Flotts, et al. (2016). Aportes para la enseñanza de la lectura. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000244874
INEVAL (2018). Educación en Ecuador: Resultados de PISA para el desarrollo. https://www.evaluacion.gob.ec/wpcontent/uploads/downloads/2018/12/CIE_InformeGeneralPISA18_20181123.pdf
Kate Nation (2019) Dificultades de lectura, lenguaje y reflexiones de los niños sobre la visión simple de la lectura, Australian Journal of Learning Difficulties, 24:1, 47-73, DOI:10.1080/19404158.2019.1609272
Mansurov VA, Lombina TN, Yurchenko OV Problemas de comprensión del texto por parte de los escolares: una visión sociológica Vestnik instituta sotziologii. 2022. vol. 13.No. 3. Pág. 122-141 DOI: https://doi.org/10.19181/vis.2022.13.3.835 . EDN: JVDGMK
Ministerio de Educación del Ecuador (2016). Guía didáctica de implementación curricular para EGB y bachillerato. Lengua y literatura. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017/05/Guia_15_mayo_Literatura_Elemental_EGB_BGU.pdf
Muñoz Calvo, E. M., Muñoz Muñoz, L. M., García González, M. C., & Granado
Labrada, L. A. (2013). La comprensión lectora de textos científicos en el proceso de enseñanza- aprendizaje. Humanidades Médicas, 13(3), 772-804.
Lengua y Literatura. (2020) Blog. De nómadas a sedentarios: un salto cultural fundamental. https://lenguayculturadesafios.blogspot.com/2020/11/de-nomadas-sedentarios-un-salto.html
Pérez, S. (2015). Estrategias cognitivas y metacognitivas para la comprensión lectora. [Tesis de maestría, Universidad Distrital Francisco José de Caldas]. https://repository.udistrital.edu.co/bitstream/handle/11349/3951/P%E9rezHern%E1ndezSusana2015.pdf;jsessionid=A9A8A502B84653C931EAFEF00E84E9D3?sequence=1
Sepúlveda, S. F., & Martínez, M. Á. T. (2018). La importancia de la comprensión lectora: un análisis en alumnado de educación básica en Chile. Revista de Educación de la Universidad de Granada, 25, 113-129.
William E. Tunmer y Wesley A. Hoover (2019) Los fundamentos cognitivos del aprendizaje de la lectura: un marco para prevenir y remediar las dificultades de lectura, Australian Journal of Learning Difficulties, 24:1, 75-93, DOI:10.1080/19404158.2019.1614081
Vidal, D. y Manríquez, L. (2016). El docente como mediador de la comprensión lectora en universitarios. Revista de la Educación Superior, XLV (1), 95-118. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0185-27602016000100095&script=sci_abstract
Yana et al. (2019). Estrategias cognitivas y la comprensión lectora en los estudiantes de nivel básica y superior. Revista Innova Educación, 1(2), 211-217. https://doi.org/10.35622/j.rie.2019.02.007
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.