COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS E AUTO-REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v6i12ep.0102

Palavras-chave:

Competencias socioemocionales, autorregulación del aprendizaje, desarrollo humano integral, desempeño académico

Resumo

A capacidade holística de compreender, comunicar e regular as emoções no ambiente socioeducativo se apresenta como uma dificuldade para atingir processos de controle adequados na aprendizagem, causando desigualdade de oportunidades no desenvolvimento humano integral e no acesso à educação cívica integral. O objetivo da pesquisa foi analisar o treinamento em habilidades socioemocionais na autorregulação da aprendizagem em estudantes do ensino médio da Unidade Educacional Fiscal Juan Montalvo, Cantão de Manta, no período de 2022 - 2023. A abordagem quantitativa e a pesquisa de campo foram utilizadas como metodologia. O método de pesquisa indutivo foi utilizado em conjunto com a revisão bibliográfica. Os instrumentos de pesquisa aplicados aos alunos do segundo ano do Ensino Médio foram: questionário e teste metacognitivo. Os resultados da avaliação formativa indicaram que os alunos aos quais foi aplicada uma metodologia baseada no desenvolvimento de competências socioemocionais melhoraram o seu desempenho académico e demonstraram maior controlo no progresso e controlo da sua aprendizagem. Por fim, conclui-se que modelos educacionais que promovem o ensino progressivo de habilidades socioemocionais promovem a autorregulação do processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barreto-Trujillo, F., & Álvarez-Bermúdez, J. (2020). Estrategias de autorregulación del aprendizaje y rendimiento académico en estudiantes de bachillerato. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 7(2), 184-193. doi:10.17979/reipe.2020.7.2.6570

Cerezo, R., Fernández, E., Amieiro, N., Valle, A., Rosário, P., & Núñez, J. (2019). El papel mediador de la autoeficacia y la utilidad entre el conocimiento y el uso de estrategias de autorregulación del aprendizaje. Revista de Psicodidáctica, 24(1), 1-8. doi:10.1016/j.psicod.2018.08.001

Delgado-Villalobos, M., & López-Riquelme, G. O. (2022). Evaluaciones de las competencias socioemocionales en el contexto educativo: una revisión. Revista ConCiencia EPG, 7(Edición Especial), 43-74. doi:10.32654/ConCienciaEPG/Eds.especial-3

Fernández de Castro, J., Ramírez-Ramírez, L., & Rojas-Muñoz, L. (2021). Desarrollo de la autorregulación del aprendizaje en educación secundaria y media superior ante la contingencia de la COVID-19. Revista Panamericana de Pedagogía(31), 119-148. doi:10.21555/rpp.v0i31.2122

Flores-Rivas, V., & Marquez-Alvarez, G. (2020). Logros de aprendizaje, herramientas tecnológicas y autorregulación del aprendizaje en tiempos de Covid 19. Journal of business and entrepreneurial studies, 4(3), 102-109. Obtenido de https://www.redalyc.org/journal/5736/573667939007/573667939007.pdf

Fraile, J., Gil-Izquierdo, M., Zamorano-Sande, D., & Sánchez-Iglesias, I. (2020). Autorregulación del aprendizaje y procesos de evaluación formativa en los trabajos en grupo. RELIEVE. Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 26(1), 1-15. doi:10.7203/relieve.26.1.1740

Hernández Rivero, V. M., Santana Bonilla, P. J., & Sosa Alonso, J. J. (2021). Feedback y autorregulación del aprendizaje en educación superior. Revista de Investigación Educativa, 39(1), 227-248. doi:10.6018/rie.423341

Jolay-Benites, J., & Purizaca-Gallo, A. (2022). Las competencias socio emocionales de los estudiantes en la educación virtual. Polo del Conocimiento. Revista Científico-Académica Multidisciplinaria, 7(6), 160-175. doi:10.23857/pc.v7i6.4067

León-Ron, V., Saéz, F., Mella, J., Posso-Yépez, M., Ramos, C., & Lobos, K. (2020). Revisión sistemática sobre instrumentos de autorregulación del aprendizaje diseñados para estudiantes. Revista ESPACIOS, 41(11), 29-53. Obtenido de https://revistaespacios.com/a20v41n11/a20v41n11p29.pdf

López López, V., Zagal Valenzuela, E., & Lagos San Martín, N. (2020). Competencias socioemocionales en el contexto educativo: Una reflexión desde la pedagogía contemporánea. Revista Reflexión E Investigación Educacional, 1(3), 149-160. Obtenido de https://revistas.ubiobio.cl/index.php/REINED/article/view/4508

López-Angulo, Y., Sáez-Delgado, F., Arias-Roa, N., & Díaz-Mujica, A. (2020). Revisión sistemática sobre instrumentos de autorregulación del aprendizaje en estudiantes de educación secundaria. Información tecnológica, 31(4), 85-98. doi:10.4067/S0718-07642020000400085

Llorent, V. J., Zych, I., Fontans, M., & Álamo, M. (2021). Diversidad étnico-cultural, inteligencia emocional y competencias socioemocionales en la educación secundaria andaluza. Psychology, Society & Education, 13(2), 61-75. doi:10.21071/psye.v13i2.13995

LLorent, V., Farrington, D., & Zynch, I. (2021). El plan de convivencia y su relación con las competencias socioemocionales, el bullying y el cyberbullying en la educación secundaria. Revista de Psicodidáctica, 1(26), 35-34. doi:10.1016/j.psicod.2020.11.002

MINEDUC. (2018). Guía de Desarrollo Humano Integral. Quito: Ministerio de Educación del Ecuador. Obtenido de https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2018/09/GUIA-DE-DESARROLLO-HUMANO-INTEGRAL.pdf

Muchiut, A., Zapata, R., Comba, A., Mari, M., Torres, N., Pellizardi, J., & Segovia, A. (2018). Neurodidáctica y autorregulación del aprendizaje, un camino de la teoría a la práctica. Revista Iberoamericana De Educación, 78(1), 205-219. doi:10.35362/rie7813193

Paoloni, P. V. (2019). Competencias socioemocionales antes, ahora…¿ y mañana. En P. Paoloni, M. Rinaudo, & R. Martín, Yo, tú... ellos y nosotros. Competencias socioemocionales en la construcción de identidades profesionales (págs. 103-134). Córdoba: Brujas.

Suárez Cretton, X., & Castro Méndez, N. (2022). Competencias socioemocionales y resiliencia de estudiantes de escuelas vulnerables y su relación con el rendimiento académico. Revista de Psicología (PUCP), 40(2), 879-904. doi:10.18800/psico.202202.009

Valiente-Barroso, C., Suárez-Riveiro, J., & Martínez-Vicente, M. (2020). Autorregulación del aprendizaje, estrés escolar y rendimiento académico. European journal of education and psychology, 13(2), 161-176. doi:10.30552/ejep.v13i2.358

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Giler-Medina, P., & Bravo-Cedeño, J. (2023). COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS E AUTO-REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 6(12 Edición Especial), 80–97. https://doi.org/10.56124/tj.v6i12ep.0102