TÉCNICAS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ALUNOS DE PÓS-BACHARELADO

Artigo de investigação

Autores

  • Anita Dalila Espín-Miniguano Profesora de la Universidad Técnica de Ambato. Ambato, Ecuador.
  • Medardo Alfonso Mera-Constante Profesor de la Universidad Técnica de Ambato. Ambato, Ecuador.
  • Carlos Federico Iglesias-Constante Profesor de la Universidad Técnica de Ambato. Ambato, Ecuador.

Palavras-chave:

Motivación, estímulo, recurso didáctico, enseñanza-aprendizaje

Resumo

O propósito deste trabalho acadêmico é determinar a incidência da motivação na aprendizagem significativa dos estudantes do Pós-bacharelado do Instituto Tecnológico Superior "Bolívar", na cidade de Ambato, para que inicialmente se realizasse uma análise das definições Hecho Conceptual, se identificassem as formas de motivação utilizadas pelos docentes nas práticas escolares diárias. Finalmente, propõe-se um guia de técnicas de motivação para que os docentes aprovem este recurso didático para estimular a aprendizagem, especialmente no tratamento de temas complexos em situações difíceis. Os resultados da investigação de campo demonstram que a investigação atua como um impulso do comportamento humano. A importância da motivação varia dependendo do tipo de aprendizagem e do tipo de participação que o indivíduo tem no grupo. A compreensão causal entre motivação e aprendizagem é mais recíproca do que unidirecional, por esta razão se sinaliza que a motivação não é uma condição indispensável para a aprendizagem. Apesar do anterior, os docentes investigados não desempenham o papel de facilitador da motivação no processo de ensino-aprendizagem. Seu impacto positivo radical nas mudanças de comportamento que o ex-aluno experimenta; a nível afetivo, intelectual e atuante.

Palabras Claves: Motivação, estímulo, recurso didático, aprendizado-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abril-Gallego, A. M., Romero-Ariza, M., Quesada-Armenteros, A., & García, F. J. (2013). Creencias del profesorado en ejercicio y en formación sobre el aprendizaje por investigación. Revista Eureka sobre enseñanza y divulgación de las Ciencias, 11(1), p. 22.
Ausubel, D. P. (1976). Psicología educativa. Un punto de vista cognoscitivo. México: Ed. Trillas.
Cabero-Almenara, J., Fernández-Robles, B., & Marín-Díaz, V. (2017). Dispositivos móviles y realidad aumentada en el aprendizaje del alumnado universitario. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 20(2), 167-185. DOI: 10.5944/ried.20.2.17245
Cenich, G., & Santos, G. (2009). Aprendizaje significativo y colaborativo en un curso online de formación docente. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, 4(2), 7-23. URL: https://www.redalyc.org/pdf/2733/273320450003.pdf
Coll, C. & Solé, I. (1989). Aprendizaje significativo y ayuda pedagógica. Cuadernos de Pedagogía, 168, 16-20.
Enríquez-Villota, M., Fajardo-Escobar, M., & Garzón-Velásquez, F. (2015). Una revisión general a los hábitos y técnicas de estudio en el ámbito universitario. Psicogente, 18(33), 166-187. http://doi.org/10.17081/psico.18.33.64
García, F. & Musitu, G. (1993). Un programa de intervención basado en la autoestima: análisis de una experiencia. Revista de Psicología Universitas Tarraconensis, 15(1), 57- 78.
Gómez, A., Jorge, E., Gómez, F., Montoya, D. M., Ortega, R., Carlos, M., & Hincapié, M. (2015). Metodología para el Diseño de Simulaciones y Videojuegos que Promuevan el Aprendizaje Significativo.
Hamer-Flores, A. (2015). La percepción del buen profesor en alumnos de nuevo ingreso a la enseñanza universitaria: el caso de ETEA (Córdoba). Revista Complutense de Educación, 26(2), 227-240. http://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2015.v26.n2.41534
Monroy, F., & Hernández-Pina, F. H. (2014). Factores que influyen en los enfoques de aprendizaje universitario. Una revisión sistemática. Educación XX1, 17(2), 105-124. DOI: https://doi.org/10.5944/educxx1.17.2.11481
Moreira, M. (2012). ¿Al final, qué es aprendizaje significativo? Qurriculum: Revista de teoría, investigación y práctica educativa, 25, 29-56. URL: https://riull.ull.es/xmlui/handle/915/10652
Núñez, J. (2009). Motivación, aprendizaje y rendimiento académico. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho. Recuperado de: http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/Xcongreso/pdfs/cc/cc3.pdf.
Pérez-Cervantes, M., & Saker-Barros, A. (2013). Importancia del uso de las plataformas virtuales en la formación superior para favorecer el cambio de actitud hacia las TIC: estudio de caso: Universidad del Magdalena, Colombia. Revista Iberoamericana de evaluación educativa, 6(1), 153-166.
Rodríguez, L. (2004). La teoría del aprendizaje significativo. Centro de Educación a Distancia C.E.A.D, Santa Cruz de Tenerife. Disponible en: http://cmc.ihmc.us/Papers/cmc2004-290.pdf

Publicado

2020-01-09

Como Citar

Espín-Miniguano, A. D., Mera-Constante, M. A., & Iglesias-Constante, C. F. (2020). TÉCNICAS PARA MELHORAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM ALUNOS DE PÓS-BACHARELADO: Artigo de investigação. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 3(5), 34–42. Recuperado de https://publicacionescd.uleam.edu.ec/index.php/tejedora/article/view/35