ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS TRADICIONAIS) COMO FATOR DINÂMICO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Autores

Palavras-chave:

actividades lúdicas, juegos tradicionales, relaciones interpersonales

Resumo

Este artigo de pesquisa refere-se aos resultados encontrados na pesquisa sobre atividades recreativas como alternativa para fortalecer as relações interpessoais de alunos do sétimo ano, realizada na escola de educação básica Miguel Riofrío, na cidade de Loja, devido às más relações interpessoais apresentadas pelos alunos do sétimo ano, isso os leva a ter conflitos entre colegas, tensões, insultos, exclusão, entre outros. A metodologia utilizada é descritiva, sendo utilizados também instrumentos como observação, questionário e a Children's Assertive Behavior Scale (CABs; Wood, Michelson e Flynn, 1978). Entre as principais descobertas, a maioria dos alunos conhece os jogos tradicionais equatorianos, mas não os pratica dentro da instituição, mas sim fora dela, levando em consideração que essas atividades têm uma série de benefícios. Por outro lado, foi determinado que 51% dos alunos apresentam comportamento agressivo. A prática de brincadeiras tradicionais teve um impacto positivo, fazendo com que os alunos interagissem entre si, fossem mais criativos, compartilhassem com os colegas excluídos, fortalecendo seus valores, estimulando a comunicação, o trabalho em equipe e, acima de tudo, compartilhando brincando e se divertindo com todos tendo um objetivo comum.

Palavras-chave: atividades recreativas, jogos tradicionais, relações interpessoais.

Downloads

Referências

Asmal, M. E. & Ojeda, S. N. (2017). “Actividades recreativas como herramienta para fortalecer las relaciones interpersonales en niños de 6 a 12 años, cuyos miembros de familia son privados de su libertad, en la fundación somos familia Cuenca” (tesis de grado). Recuperado de https://dspace.ucuenca.edu.ec/bitstream/123456789/28751/1/Titulaci%C3%B3n.pdf.
Dávila, G. Velásquez, Á. (2017). Evaluación de la aplicación de juegos colaborativos: “Devorón” y “Temporal”. REDIE Revista Electrónica de Investigación Educativa, volumen 9, No. 2 https://www.redalyc.org/pdf/155/15590201.pdf
García, M. (2006). La actividad lúdica en la etapa infantil. Papeles salmantinos de eduacción. https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=7812
Gómez, J. M. (2018). Técnicas de comunicación asertiva para mejorar las relaciones interpersonales en los estudiantes del noveno año de educación general básica de la Unidad Educativa Pio Jaramillo Alvarado de la ciudad de Loja., en el periodo 2017-2018 (tesis de grado). Recuperado de https://dspace.unl.edu.ec/jspui/handle/123456789/20655
Lasheras, A. J. (2012). “¿El Trabajo Social puede utilizar el deporte como herramienta de intervención? Investigación social y propuestas de actuación en el I.E.S. Avempace de Zaragoza Muñoz” (tesis de grado). Recuperado de https://zaguan.unizar.es/record/7886/files/TAZ-PFC-2012-352.pdf
Mate, G. (1996). Evaluación de una intervención psicoeducativa en sus efectos sobre la conducta pro social y la creatividad (Vol. 1). Madrid. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=754629.
Melo, M. P. & Hernández, R. (2014). El juego y sus posibilidades en la enseñanza de las ciencias naturales. Innovación educativa, volumen 14, número 66. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1665-26732014000300004.
Meneses, M. & Monge, M. (2001). El juego en los niños: enfoque teórico. Revista Educación, volumen 25 (2). El juego en los niños: enfoque teórico (redalyc.org).
Molina, N. & Pérez, I. (2006). El clima de relaciones interpersonales en el aula un caso de estudio. Paradigma, volumen 27, No. 2 http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512006000200010
Mori, L. E. (2019). Juegos lúdicos basados en el enfoque significativo para mejorar el desarrollo de la motricidad fina en niños de 5 años de la Institución Educativa N° 519 Retoñitos de Manantay de Ucayali, 2018, (tesis de grado). Recuperado de http://repositorio.uladech.edu.pe/bitstream/handle/123456789/9325/JUEGOS_LUDICOS_ENFOQUE_SIGNIFICATIVO_MORI_MELENDEZ_LENI_ESCARLET.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Oliver, J. (2013). Las relaciones interpersonales de los profesores en los centros educativos como fuente de satisfacción. Journal of Chemical Information and Modeling, 53(9), 1689–1699. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004
Osés, R. M., Duarte, E., & Pinto, M. (2016). Juegos cooperativos: efectos en el comportamiento asertivo en niños de 6o. grado de escuelas públicas. REDIE Revista Electrónica de Investigación Educativa, volumen 18, No. 3 http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1607-40412016000300013
Posada, R. (2018). La lúdica como estrategia didáctica. Universidad Nacional de Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/47668
Sailema, Á. & Sailema M. (2018). Juegos tradicionales y populares del Ecuador. Megagraf. https://revistas.uta.edu.ec/Books/libros%202019/JuegosTradicionales.pdf.
Salermo, M., & Salas, J. (2013). Alternativa recreativa para fortalecer las relaciones interpersonales. Retrieved from febrero de 2013 website: https://www.efdeportes.com/efd177/alternativa-recreativa-para-las-relaciones-interpersonales.htm
Torres, S. G. (2013). “Los juegos tradicionales y su incidencia en las habilidades y destrezas de los estudiantes del tercero y cuarto grado de educación básica del Centro Educativo Reforma Integral CERIT, de la ciudad de Latacunga, provincia de Cotopaxi” (tesis de grado). Recuperado de https://repositorio.uta.edu.ec/bitstream/123456789/7750/1/FCHE_LCF_303.pdf
UNICEF. (2018). Aprendizaje a través del juego. Fondo Editorial de Las Naciones Unidas Para La Infancia., 7. https://www.unicef.org/sites/default/files/2019-01/UNICEF-Lego-Foundation-Aprendizaje-a-traves-del-juego.pdf

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Jiménez-Tamayo, R. J., Ludeña-Jaramillo, L. F., & Medina-León, C. S. (2022). ATIVIDADES LÚDICAS (JOGOS TRADICIONAIS) COMO FATOR DINÂMICO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 5(9), 172–185. Recuperado de https://publicacionescd.uleam.edu.ec/index.php/tejedora/article/view/285