RE-SIGNIFICANDO A VIDA DE MÃES DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DA NARRATIVA: ESTUDOS DE CASO

Autores

  • Daisy Astrid Valdivieso-Salazar Licenciada en Trabajo Social. Magister en Derecho Internacional. Doctora en Ciencias Internacionales. Directora y docente de la Carrera de Trabajo Social de la Universidad Central del Ecuador. Quito, Ecuador. https://orcid.org/0000-0002-1343-724X
  • Johana Elizabeth Vargas-López Licenciada en Trabajo Social. Magíster en Intervención Asesoría y Terapia Familiar Sistémica. Docente de la Universidad Central del Ecuador. Quito, Ecuador. https://orcid.org/0000-0002-4550-3678
  • Paola Gallardo-Valdivieso Abogada, Auxiliar docente Universidad Central del Ecuador. Quito, Ecuador. https://orcid.org/0000-0001-6923-5738

Palavras-chave:

prácticas dominantes, cuerpos y oralidad, vida cotidiana, re-significar la vida

Resumo

O presente artigo aborda as práticas narrativas em chave social e seu significado na prática cotidiana, através das histórias de vida das mães e de seus filhos e filhas com incapacidade cujos estudos de caso são construídos nas vozes de seus próprios protagonistas; nas histórias contadas, sobre o que se diz e aqui que se cai no silêncio, e que a expressão do corpo do significado da oralidade, na história de sua vida e na vida cotidiana de seus filhos e filhas que apresentam incapacidade, reflexão sobre a importância de visibilizar a palavra e valorizar os saberes dessas mães e o significado de as práticas dominantes que se enquadram na dinâmica familiar e institucional. De igual forma, na história oral analisa o papel imputado a estas mulheres que são designadas como responsáveis ​​​​pelo cuidado, pela vida e pela economia de seus filhos e filhas, naturalizando o trabalho não remunerado no interior da casa e nas práticas da vida cotidiana. Neste âmbito, a narrativa através da história oral analisa as categorias do “Campo Social” assinaladas por Bordieu, que nos convida a um repensar da prática profissional e à ressignificação das mães com filhos e filhas com deficiência.

Palabras Clave: práticas dominantes, cuerpos y oralidad, vida cotidiana, ressignificar a vida.

Downloads

Referências

Cárdenas Fonseca, P. (2017). La noción de juego en Bourdieu: una posibilidad para la pedagogía de la literatura.
Kawulich, Barbara B. (2006). La observación participante como método de recolección de datos [82 párrafos]. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research [On-line Journal], 6(2), Art. 43, http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs0502430.
Mignolo. (2003) hacia una epistemología otra de las Ciencias Sociales en América Latina. Cultura y representaciones sociales, 5(10), 57-81.
Mignolo, W. D. (2003). Historias locales/diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo (Vol. 18). Ediciones Akal.
Mignolo, W. (2002). El potencial epistemológico de la historia oral: algunas contribuciones de Silvia Rivera Cusicanqui. Estudios y otras prácticas intelectuales latinoamericanas en cultura y poder, 201-212.
Paz García, A. P. (2011). El proyecto des-colonial en Enrique Dussel y Walter
Rabinow, H. L. D. P., & Foucault, M. (1988). Más allá del estructuralismo y la hermenéutica. UNAM, México.
Sota, E. (2018). La metáfora de campo social: Una lectura epistemológica de la sociología de Pierre Bourdieu. Eduvim.
Schutz, A., & Luckmann, T. (1973). The structures of the life-world (Vol. 1). northwestern university press.
Segato, R. L. (2016). La guerra contra las mujeres. Traficantes de sueños.
S.J. Taylor; R. Bodgan (1984). “La entrevista en profundidad”. Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados. Barcelona: Paidós Ibérica.
Taylor y R. Bogdan. (1984) Introducción a los métodos cualitativos de investigación. La búsqueda de significados. Barcelona
Tonkonoff, S. (2017). la pregunta por la violencia.

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Valdivieso-Salazar, D. A., Vargas-López, J. E., & Gallardo-Valdivieso, P. (2021). RE-SIGNIFICANDO A VIDA DE MÃES DE FILHOS COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DA NARRATIVA: ESTUDOS DE CASO. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 4(8), 53–66. Recuperado de https://publicacionescd.uleam.edu.ec/index.php/tejedora/article/view/264