O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRAL PARA ALUNOS DO ENSINO GERAL BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.014

Palavras-chave:

Alunos, papel do professor, sexualidade abrangente

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o papel dos professores na educação sexual integral para alunos do ensino básico geral superior da Unidade Educacional de Cicalpa. Foi adotada uma metodologia quantitativa, pois a questão social foi analisada por meio da coleta de dados estatísticos, com um delineamento não experimental e um escopo descritivo. A população foi composta por professores do ensino básico superior de uma instituição rural da Paróquia de Sicalpa, Cantão de Colta, com uma amostra não probabilística intencional. A técnica de coleta de dados utilizada foi o survey, tendo como instrumento um questionário estruturado baseado na escala Likert. Os resultados mostram uma divisão de opiniões entre os professores, evidenciando a fragilidade do diálogo estabelecido com os alunos. Conclui-se que há ineficiência na preparação de professores quanto à educação sexual integral; Apesar de a maioria ter conhecimento básico sobre o assunto e ocasionalmente abordar temas como sexualidade e gravidez na adolescência, os alunos raramente buscam informações sobre esses assuntos, refletindo a falta de confiança na relação professor-aluno nesse contexto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arispe, C., Yangali, J., Guerrero, M., Lozada, O., Acuña, L., & Arellana, C. (2020). La investigación científica (Vol. 1ra edición ). Guayaquil, Ecuador: Universidad Internacional del Ecuador. https://repositorio.uide.edu.ec/bitstream/37000/4310/1/LA%20INVESTIGACI%C3%93N%20CIENT%C3%8DFICA.pdf

Bayona, Y. (2024). Concepciones de la educación sexual como eje transversal curricular en la formación del estudiante de Educación Básica Secundaria. Universidad Pedagógica Experimental Libertadorinstituto Pedagógico Rural “Gervasio Rubio”. https://espacio.digital.upel.edu.ve/index.php/TD/article/view/1187/1065

Bentancur, R. S. (2020). El Rol Docente y el Abordaje de la Educación Sexual en el Aula. Una barrera a derribar. Consejo de Formación en Educación .

Cabrera, D. P. (2022). Educación sexual integral en la escuela. Revista UNIMAR, 40(1), 136-151. doi:https://doi.org/10.31948/Rev.unimar/unimar40-1-art7

Camacho, S., & Legaspi, M. (2024). Debates por la educación sexual y la formación de docentes normalistas, hoy. Debates por la historia, 12(1), 213-235. doi:https://doi.org/10.54167/debates-por-la-historia.v12i1.1373

Challco, M., & Ttito, S. (2021). Habilidades sociales del docente y desarrollo de la Educación Sexual de los estudiantes del nivel de educación secundaria de la Institución Educativa 51501 de la comunidad de Urpay de la Provincia de Quispicanchi de la región del Cusco, 2018. Tesis, Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, Cusco-Perú. http://hdl.handle.net/20.500.12918/5885

Dvoskin, G. (2023). La Educación Sexual Integral como movimiento pedagógico: tensiones entre el saber validado y las experiencias directas. Logos (La Serena), 33(1), 126-149. doi:https://dx.doi.org/10.15443/rl3308

Janeta, P. F., & Bonilla, G. P. (2024). Diálogo familiar y sexualidad integral. Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social ‘‘Tejedora’’:, 7(14). doi:https://doi.org/10.56124/tj.v7i14.002

Lozano, A. V. (2024). Manual de Educación Sexual para docentes de E.G.B. Superior. Tesis de licenciatura , Cuenca-Ecuador. http://dspace.uazuay.edu.ec/handle/datos/14333

MINEDUC. (25 de agosto de 2015). Ley Orgánica de Educación Intercultural. Obtenido de Ley Orgánica Reformatoria a la Ley Orgánica de Educación Intercultura: https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017/02/Ley_Organica_de_Educacion_Intercultural_LOEI_codificado.pdf

Ñaupas, H., Valdivia, M., Palacios, J., & Romero, V. (2018). Metodología de la investigación Cuantitativa - Cualitativa y Redacción de la Tesis (Vol. 5a. Edición). Bogotá - México, DF: Ediciones de la U. http://www.biblioteca.cij.gob.mx/Archivos/Materiales_de_consulta/Drogas_de_Abuso/Articulos/MetodologiaInvestigacionNaupas.pdf

Pelezuelos, W. C. (2023). Atribuciones causales de éxito y fracaso sobre el rol docente en la educación sexual integral. Tesis, Pontificia Universidad Católica del Perú, Lima-Perú. http://hdl.handle.net/20.500.12404/26752

Poblete, R. N. (2024). La Educación Sexual Integral en Chile: Barreras y Oportunidades para Implementar Programas Educativos. Qualitative Research in Education, 13(1), 43-63. doi:http://dx.doi.org/10.17583/qre.12524

Prefectura de Chimborazo. (2020). Plan de Desarrollo y Ordenamiento Territorial de la Provincia de Chimborazo 2019 - 2023. Riobamba. https://chimborazo.gob.ec/principal/wp-content/uploads/2022/06/PDOT.pdf

Silva, D. M. (2024). Diálogo y la sexualidad integral en los docentes de Educación Básica Superior. Tesis de licenciatura, Universidad Nacional de Chimborazo, Riobamba-Ecuador. http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/13334

Tingo, D. E. (2024). Diálogo y Sexualidad Integral en los estudiantes de noveno año de Educación General Básica. Tesis de Licenciatura, Universidad Nacional de Chimborazo, Riobamba-Ecuador. http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/13513

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Pilco Chávez, J. P. ., Montoya Lunavictoria, J. K. ., & Campos-Yedra , H. M. . (2025). O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL INTEGRAL PARA ALUNOS DO ENSINO GERAL BÁSICO. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 8(17 EDICION ESPECIAL), 217–230. https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.014