METACOGNIÇÃO PESSOAL E SEU IMPACTO NO DESPERTAR VOCACIONAL DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v7i16.006

Palavras-chave:

Creación artística, crítica de arte, evaluación comparativa, metacognición

Resumo

O presente estudo tem como objetivo determinar a metacognição pessoal e seu impacto na vocação sensível dos estudantes universitários de artes visuais da ULEAM 2023. Para tanto, foi utilizada uma metodologia quantitativa descritiva por meio de amostragem não probabilística de uma população homogênea por meio da definição de variáveis ​​e pesquisas em redes usando eForms. Os resultados da pesquisa mostram que a tomada de decisões dos estudantes universitários sobre suas próprias habilidades e talentos impacta na melhoria de seu aprendizado em 53,19%; que a reflexão sobre as ferramentas de aprendizagem impacta o desempenho da aprendizagem em 55,31%; que a capacidade de aplicar outras estratégias afeta a inteligência em diferentes situações em 46,8%. A principal conclusão é que a metacognição permite o desenvolvimento da própria maneira de aprender e o desenvolvimento cognitivo a partir de referências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barrio, S., Orduño, B., Rodríguez, S., & Castillo, M. (2023). Abordaje neuropsicológico en una unidad pediátrica de daño cerebral adquirido del sistema público de salud. Neurología (English Edition), 38(1), 8-14. Obtenido de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0213485320301274?ref=pdf_download&fr=RR-2&rr=85146b7f8835a9d9

Castañera, L. (2013). Career Choice: Between Vocation and Institutional Offerings. Revista de Educación y Desarrollo. Obtenido de https://www.researchgate.net/profile/Liliana-Castaneda-2/publication/265643101_Career_Choice_Between_Vocation_and_Institutional_Offerings/links/541754de0cf2218008bee38d/Career-Choice-Between-Vocation-and-Institutional-Offerings.pdf

Castro, J., Mora, M., & Hernández, C. (2020). Configuración del nivel de apropiación metacognitiva de conocimientos pedagógicos en la formación inicial docente. Praxis Educativa, 24(3), 1-17. Obtenido de https://dx.doi.org/10.19137/praxiseducativa-2020-240307

Chávez, A., Guido, F., & Mallory, S. (2003). Learning to Value the "Other": A Framework of Individual Diversity Development. Journal of College Student Development, 453-469. Obtenido de https://muse.jhu.edu/pub/1/article/44579/summary

Congreso Nacional. (2008). Constitución de la República del Ecuador. Quito, Ecuador. Obtenido de https://www.oas.org/juridico/pdfs/mesicic4_ecu_const.pdf

Constitucion De La Republica Del Ecuador. (2008). Articulo 3, 71. Quito, Ecuador: Asamblea Nacional .

Contreras, W. (2018). la regulación metacognitiva en la resolución de problemas matemáticos. Universidad Autónoma de Manizales. Obtenido de https://repositorio.autonoma.edu.co/bitstream/11182/861/1/Regulaci%C3%B3n_metacognitiva_resoluci%C3%B3n_problemas_matem%C3%A1ticos.pdf

La Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2015). La Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible. París. Obtenido de https://es.unesco.org/creativity/sites/creativity/files/247785sp_1_1_1.compressed.pdf

Manzo, Á. (2021). Vocación, educación y contextos. Educación y Amazonía: Formación, experiencias y relatos de vida, 21. Obtenido de https://www.academia.edu/12833797/Los_ojos_de_la_pielmazon%c3%ada-Formaci%c3%b3n-experiencias-y-relatos-de-vida-19-31.pdf

MINISTERIO DE CULTURA Y PATRIMONIO DEL ECUADOR. (2014). Ecuador, territorio de las Artes y Creatividades 2014 – 2017. SUBSECRETARÍA DE ARTES Y CREATIVIDAD. Obtenido de https://contenidos.culturaypatrimonio.gob.ec/wp-content/uploads/Ecuador-Territorio-de-las-Artes.pdf

Morales, L. (2019). Relación entre las estrategias metacognitivas y la motivación académica con el rendmimiento académico en los estudiantes de una escuela de Ingeniería Industrial. Universidad Privada Antenor Orrego. Obtenido de https://repositorio.upao.edu.pe/bitstream/20.500.12759/5068/1/REP_MAEST.EDU_LENA.MORALES_RELACI%c3%93N.ESTRATEGIAS.METACOGNITIVAS.MOTIVACI%c3%93N.ACAD%c3%89MICA.RENDIMIENTO.ACAD%c3%89MICO.ESTUDIANTES.ESCUELA.INGENIER%c3%8dA.INDUSTRIAL.pdf

ONU, O. d. (2015). La ONU incluye los derechos de los animales en sus objetivos para 2030 . Canada: Objetivos para el desarrollo sostenible ONU.

Pallasmaa, J. (2010 ). Los ojos de la piel. La arquitectura en todos los sentidos. Gustavo Hill, 156. Obtenido de https://www.academia.edu/44863141/Los_ojos_de_la_piel_Juhani_Pallasmaa

Senplades. (10 de Octubre de 2017). Plan Nacional de Desarrolllo 2017 - 2021. Obtenido de https://www.planificacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2017/10/PNBV-26-OCT-FINAL_0K.compressed1.pdf

Soloaga, M., Córdoba, P., & Torres, S. (2019). Evaluación de la asimilación cognitiva de conceptos básicos de microbiología en alumnos de Bioquímica y Farmacia. Revista Educación Médica, 20(1), 8-14. Obtenido de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1575181318300585?ref=pdf_download&fr=RR-2&rr=85147aaa8f53a9d9

Watts, R. (1992). Elements of a Psychology of Human Diversity. Journal of Community Psychology, 20(2), 116-131. Obtenido de https://www.researchgate.net/publication/227778618_Elements_of_a_psychology_of_human_diversity

Wells, A. (2000). Emotional disorders and metacognition: Innovative cognitive therapy. John Wiley & Sons

Publicado

2024-12-29

Como Citar

Bojorque Pazmiño, E., & Joza González, A. (2024). METACOGNIÇÃO PESSOAL E SEU IMPACTO NO DESPERTAR VOCACIONAL DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO 2023. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 7(16), 85–95. https://doi.org/10.56124/tj.v7i16.006