USO DAS REDES SOCIAIS E SEU IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÉMICO DE MENINAS E MENINOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v7i15ep.018

Palavras-chave:

Redes sociales, desempeño académico

Resumo

A evolução das mídias sociais nos últimos anos ocorreu à medida que pessoas ao redor do mundo acessaram a Internet e os dispositivos móveis. Hoje em dia, as mídias sociais, especialmente os jogos online, têm se tornado cada vez mais importantes em todas as famílias, causando impactos positivos e negativos. O objetivo deste estudo é determinar as causas que influenciam o uso excessivo das mídias sociais e sua relação com o desempenho acadêmico das crianças. O estudo foi delineado utilizando um método descritivo, com uma abordagem mista que combinou coleta de dados quantitativos e qualitativos por meio da administração de um questionário validado sobre o uso de novas tecnologias por crianças e um grupo focal composto pelos representantes legais das crianças. Dentre os resultados obtidos, o maior percentual de participantes utiliza o celular e a internet todos os dias. Se não forem utilizados corretamente, as redes sociais e outros aplicativos podem ser muito distrativos e podem desviar a atenção dos alunos dos estudos. Diante disso, considera-se essencial propor ações do trabalho social que contribuam para o controle do uso excessivo das redes sociais em crianças, com o desenvolvimento de uma proposta com o objetivo de orientar as famílias na educação de seus filhos, fornecendo-lhes ferramentas para estabelecer regras e limites sobre o uso das redes sociais em casa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Becerra Guajardo, J. R. (2017). Conducta adictiva a redes sociales y relación con el modelo de los cinco factores de personalidad (Doctoral dissertation, Universidad Autónoma de Nuevo León).

Enríquez Guerrero, C. L., Segura Cardona, Á. M., & Tovar Cuevas, J. R. (2013). Factores de riesgo asociados a bajo rendimiento académico en escolares de Bogotá. Investigaciones andina, 15(26), 654-666.

Escobar, G.R. et al., (2019). La influencia del videojuego Free Fire en la conducta de los adolescentes. Revista: Caribeña de Ciencias Sociales. Ecuador: Servicios Académicos Intercontinentales. S.L.B93417426.

Flores, X. (2020). Disfunción familiar y bajo rendimiento académico en estudiantes de bachillerato de la Unidad Educativa Fiscomisional La Dolorosa de Loja.

Gómez, S. C., Pernía, M. R. G., & Lacasa, P. (2012). Videojuegos y redes sociales. El proceso de identidad en Los Sims 3. Revista de Educación a Distancia (RED), (33).

Hernández Mite, K. D., Yanez Palacios, J. F., & Carrera Rivera, A. A. (2017). Las redes sociales y adolescencias: Repercusión en la actividad física. Revista universidad y sociedad, 9(2), 242-247.

López Arteaga, P. N. (2020). Los juegos en línea y su relación con la interacción social entre pares. Un análisis del caso en niños de cuarto año de educación básica (Bachelor's thesis).

Ortega Flores, C. M. (2021). Adicción a las redes sociales en estudiantes de una universidad privada de Chiclayo, agosto–diciembre 2020.

Ortigoza, M. A. (2021). América Latina. Entre la nueva realidad y las viejas desigualdades. Telos, 23(1), 129-136.

Polo Cantillo, L. M., & Medina Pérez, Y. X. (2023). Tiempo de juego Free Fire y Expresión de la Ira en Adolescentes De 12 a 16 Años en un Colegio Privado de la Ciudad de Bogotá.

Quiroz Caceres, M. Y. (2024). Dependencia a videojuegos y conducta agresiva en estudiantes de secundaria de una institución educativa de Yungay–2023.

Reinoso, G. G. L., Suarez, E. F. G., Morejón, I. E. T., & Ganchozo, J. M. A. (2020). Las redes sociales y su influencia en el rendimiento académico de los estudiantes universitarios. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores.

Reyes, F. C., & Juárez Hernández, M. (2015). Adicción a las redes sociales y los efectos en la identidad. Psicoeducativa: reflexiones y propuestas, 1(2), 66-72.

Romagnoli, C., & Cortese, I. (2015). ¿Cómo la familia influye en el aprendizaje y rendimiento escolar? Ficha VALORAS actualizada de la 1ª edición “Factores de la familia que afectan los rendimientos académicos” (2007). Disponible en Centro de Recursos VALORAS: www. valoras. uc. cl.

Toral, C. K. H., Mera, M. V. V., Gracia, N. S. G., & Arroyo, H. G. (2023). Cansancio mental y su repercusión en el desempeño académico. Ibero-American Journal of Education & Society Research, 3(2), 95-104.

Klimenko, O., Cataño Restrepo, Y. A., Otálvaro, I., & Úsuga Echeverri, S. J. (2021). Riesgo de adicción a redes sociales e Internet y su relación con habilidades para la vida y socioemocionales en una muestra de estudiantes de bachillerato del municipio de Envigado. Psicogente, 24(46), 123-155.

Publicado

2024-12-22

Como Citar

Guayllas Gualán, T. de J. ., & Ruiz Ordoñez, R. E. . (2024). USO DAS REDES SOCIAIS E SEU IMPACTO NO DESEMPENHO ACADÉMICO DE MENINAS E MENINOS. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 7(15 EDICION ESPECIAL), 274–288. https://doi.org/10.56124/tj.v7i15ep.018