PRÁTICAS DE TRABALHO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ASSISTENTE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.56124/tj.v7i14.006Palavras-chave:
: Formación, Prácticas laborales, Trabajador SocialResumo
A experiência de trabalho é essencial para propor práticas de pensamento e processos relevantes que se desenvolvam na formação do aluno, entendendo-os como um fim em si mesmos. O objetivo da pesquisa foi descobrir como as práticas de trabalho afetam a formação dos profissionais de Serviço Social. A metodologia do estudo teve uma abordagem mista que permitiu conhecer dados-chave para a obtenção de informações, foi aplicada a técnica de entrevista semiestruturada a dois professores, com um instrumento elaborado com perguntas abertas, também foram utilizados questionários, que foram direcionados a trinta e seis alunos, para determinar as vantagens e desvantagens que surgem com a realização de práticas de trabalho. Os resultados obtidos identificaram que a importância das práticas pré-profissionais foi “grande” com 90%, o nível de conhecimento dos alunos durante seu processo de formação é “alto” com 88%, e nos procedimentos que são realizados com 100% indicam que “sim” os executarão em sua vida profissional. Concluiu-se que os estágios profissionais são de grande benefício para os futuros profissionais devido às experiências adquiridas e ao aprendizado que é obtido gradativamente. Recomenda-se que os estudantes sejam reorientados nos processos de práticas de trabalho, para abordar estratégias e ferramentas de intervenção em sua formação profissional.
Downloads
Referências
Anabalón, Y., Concha, M., Lagos, N., y Mora, M. (2020). Prácticas profesionales y Trabajo Social. Una revisión de la literatura en educación superior. Chile: Universidad del Bío-Bío.
Blanco, C. (2021). El staff de prácticas profesionales en Trabajo Social: espacio de fomento del aprendizaje autodirigido. Un estudio de caso en la Universidad Católica Luis Amigó, Colombia. Prospectiva. Revista de Trabajo Social e intervención social, 263. doi:10.25100/prts.v0i32.10750.
Camacho , M. (2018). Mentoría en educación superior, la experiencia en un programa extracurricular. Revista Electrónica de Investigación Educativa.
Chávez, M., Chancay, C., Chávez, Y., y Mendoza, K. (2019). Las prácticas preprofesionales y su impacto social. Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales (ReHuSo), 129-136.
Harold , G., Torrecilla , E., y García , F. (2020). Evaluación de la percepción de los niveles de dominio competencial en práctica laboral. España: Universidad de Salamanca.
López, P., Chamorro, R., Galarza, A., Mendoza, B., y Quiroz, M. (2019). Plan de Mejoramiento de la carrera de Trabajo Social. Manta: Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí.
Martínez, M. (19 de febrero de 2021). La importancia de la práctica para adquirir habilidades laborales. Obtenido de https://www.javerianacali.edu.com
Mena, G. (4 de marzo de 2020). Practicas preprofesionales facilitan posibilidades laborales. Obtenido de https://aulamagna.usfq.edu.ec
Osorio, B. (noviembre de 2019). El informante como persona clave en la investigación cualitativa. Obtenido de https://www.researchgate.net/
Parola, R. (2020). Problematizando las prácticas preprofesionales en Trabajo Social. Desafíos y perspectivas. Prospectiva. Revista de Trabajo Social e intervención social, 73-88. doi:10.25100/prts.v0i29.8714
Quishpe, L. (2020). La intervención de Trabajo Social en el proceso de acompañamiento a los estudiantes de la Universidad Central del Ecuador. Dirección de Bienestar Universitario. Quito: Universidad Central del Ecuador.
Reyes , B., Orbe, D., Carrión , -B., y Cabrera , V. (2021). Intervención social del trabajo social laboral en riesgos psicosociales, desde la perspectiva preprofesional. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 3132.
Rivera, C. (2019). Aporte de las Prácticas Profesionales de Trabajo Social al Desarrollo Familiar en Usuarios de Organizaciones. Fundación Universitaria de Popayán , 15.
Romero, S., y Moreira, T. (2018). La práctica preprofesional: un primer acercamiento al campo laboral. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales.
Timoteo , V. (2023). Características del desempeño laboral del Trabajador Social y nuevas. Universidad Veracruzana, 1-17.
Valencia, M. (2019). Aporte de las Prácticas Profesionales de Trabajo Social al Desarrollo Familiar en Usuarios De Organizaciones. Popayán: Fundación Universitaria de Popayán Programa de Trabajo Social.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.