SERVIÇO SOCIAL E ABANDONO ESCOLAR NA UNIDADE EDUCACIONAL DE MANTA, PERÍODO 2021-2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v6i12ep.0106

Palavras-chave:

Trabajo Social, deserción escolar, educación, repercusiones sociales, disfuncionalidad familiar

Resumo

Este artigo científico tem como tema “Serviço Social e Evasão Escolar na Unidade Educacional de Manta, Período 2021-2022”. A realização da pesquisa foi necessária porque a evasão escolar é um fenômeno social que nos últimos anos tem registrado um aumento de casos em instituições de ensino devido à influência de fatores econômicos, familiares, de saúde, etc. Pelos motivos acima expostos, a intervenção do Assistente Social é essencial para transformar esse problema e garantir o direito à educação dos alunos. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa através da aplicação de uma entrevista estruturada a duas Assistentes Sociais com diálogo formal no roteiro de perguntas previamente elaboradas, a entrevista semiestruturada foi aplicada a cinco pais e cinco alunos para contextualizar em profundidade a problemática da evasão escolar, para o exposto as informações obtidas foram sistematizadas e trianguladas com o método descritivo. Os resultados obtidos foram relacionados à disfunção familiar como principal causa da evasão escolar dos alunos e às repercussões psicossociais como estresse, ansiedade, depressão pelo abandono dos sonhos e pela violência a que muitos foram expostos, falta de comunicação assertiva, mas sobretudo pelas responsabilidades adquiridas para melhorar os problemas em casa. As conclusões foram baseadas no argumento deste artigo científico que indicou que problemas familiares devido à falta de oportunidades de emprego induziam os alunos a abandonar a escola para trabalhar e contribuir para a economia da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cartes, R., & Espinoza, C. (2021). Factores socioeconómicos, emocionales y de género que inciden en la deserción escolar en Chile: estudio bibliográfico. Revista Metadatos, Vol. 12(Núm. 17). Obtenido de http://repositoriodigital.ucsc.cl/handle/25022009/2390

Díaz, L. (2018). La entrevista, recurso flexible y dinámico (Vol. Vol. 3). México: Metodología de investigación. Obtenido de https://www.redalyc.org/pdf/3497/349733228009.pdf

García, L. (2021). La Deserción Escolar: Una Problemática Generalizada En Las Instituciones Educativas. Revista venezolana de investigación, Vol. 21(Núm. 1). Obtenido de http://www.revistas.upel.edu.ve/index.php/sinopsis_educativa/article/view/9217/5725

Hernández , M., & Álvarez, J. (2017). El problema de la deserción escolar en la producción científica educativa. Revista Internacional de Ciencias Sociales y Humanidades, SOCIOTAM, Vol. XXVII (Núm. 1). Obtenido de https://www.redalyc.org/pdf/654/65456040007.pdf

Maya, E. (2019). Métodos y técnicas de investigación (Vol. Vol. 12). México: Editorial Universidad Nacional Autónoma de México. Obtenido de Maya, E. (2019). Métodos y técnicas de investigación (Vol. Vol. 12). México: Editorial Universidad Nacional Autónoma de México. Obtenido de http://www.librosoa.unam.mx/bitstream/handle/123456789/2418/metodos_y_tecnicas.pdf

?sequence=3&isAllowed=y

Monje, C. (2017). Metodología de la investigacion Cualitativa y Cuantitativa Guía Didáctica (Vol. Vol. 14). Colombia: Neiva Edition. Obtenido de https://www.uv.mx/rmipe/files/2017/02/Guia-didactica-metodologia-de-la- investigacion.pdf

Ortega, P. (2017). Causas de la deserción escolar en las telesecundarias de la zona 55. Revista Huella de la Palabra, Vol.5(Núm. 7). Obtenido de https://docplayer.es/90547367- Causas-de-la-desercion-escolar-en-las-telesecundarias-de-la-zona-55.html

Pachay, M., & Rodríguez, M. (2020). La deserción escolar: Una perspectiva compleja en tiempos de pandemia. Revista Polo de Conocimiento, Vol. 1(Núm. 1). Obtenido de https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/2129

Peña, J. (2017). La influencia de la familia en la deserción escolar. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Vol.21(Núm.70). Obtenido de http://www.scielo.org.mx/pdf/rmie/v21n70/1405-6666-rmie-21-70-00881.pdf

Soto, V., & Calderón, A. (2016). La influencia de la familia en la deserción escolar: estudio de caso en estudiantes de secundaria de dos instituciones de las comunas de Padre las Casas

Tejero, J. (2021). Técnicas de investigación cualitativa en los ámbitos sanitario y sociosanitario.

Revista La Mancha, Vol. 3(Núm. 4). Obtenido de https://ruidera.uclm.es/xmlui/bitstream/handle/10578/28529/04%20TECNICAS-

INVESTIGACION-WEB-4.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Trejos, G. (2017). Dificultades de aprendizaje e indicadores emocionales. Revista Ciencias Humanas, Sociales y de la Educación, Vol. 15(Núm. 11). Obtenido de https://repositorio.ucp.edu.co/handle/10785/4

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Pacheco Macías , F. J., & Collantes Zavala, A. J. (2023). SERVIÇO SOCIAL E ABANDONO ESCOLAR NA UNIDADE EDUCACIONAL DE MANTA, PERÍODO 2021-2022. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 6(12 Edición Especial), 154–172. https://doi.org/10.56124/tj.v6i12ep.0106