COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS E DESEMPENHO ACADÉMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v6i12.0092

Palavras-chave:

conductas, familia, reconocimiento, rural, urbano

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar se o comportamento disruptivo teve impacto no desempenho acadêmico, estabelecendo causas. Aspecto abordado após o estabelecimento do problema de pesquisa, que foi respondido com a formulação da hipótese: Comportamentos disruptivos afetam o desempenho acadêmico. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica documental exaustiva, aliada ao método dedutivo, dentro de uma categoria descritiva, a aplicação da metodologia quantitativa; a aplicação da pesquisa a uma amostra probabilística estratificada de alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio de uma unidade educacional da província de Tungurahua. Considerando características como: modalidade, tipo e localização da unidade educacional, setorização, otimização da infraestrutura, universalização e gratuidade do ensino fundamental e médio, o estudo epistemológico das categorias de comportamento destrutivo e desempenho acadêmico, a análise e interpretação dos resultados. Concluindo que, mesmo conhecendo o código de convivência do ensino médio, os alunos reincidem na prática de atos classificados como comportamento disruptivo que afetam o desempenho acadêmico.

Palavras-chave: comportamentos, família, reconhecimento, rural, urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barg, L. (2012). La intervención con familia. Argentina, Buenos Aires Espacio. Reimpresión 2012. Pgs. 142.
Caicedo, D., & Pino, E. (2017). Estrategias de intervención desde el Trabajo Socialfrente al cutting (autolaceraciones)en el nivel básico de la Unidad Educativa Luis A. Martínez del cant´n Ambato, Provincia de Tungurahua. 237. (U. T. Ambato, Ed.) Amabto, Ecuador.
Constituyente. Constitución de la República del Ecuador. (Modificación Abril 2016 de 2008).
Constituyente, Ley Orgánica de Educación Intercultural. (2011). educaciondecalidad.ec. Obtenido de Educación de Calidad: http://educaciondecalidad.ec/ley-educacion-intercultural-menu/ley-educacion-intercultural-texto-ley.html
Figueroa, K., & Macas, M. (2020). Conducta disruptiva en aulas regulares de Machala: Estudio de caso. Vol.3 Núm. 2 https://remca.umet.edu.ec/index.php/REMCA/article/view/291
Gordillo, E., Rivera, R., & Gamero, G. (2014). Conductas disruptivas en estudiantes de escuelas diferenciadas, coeducativas e intereducativas. Educación y Educadores, 7(3), 427-443. doi:DOI: 10.5294/edu.2014.17.3.2
Guayasamín, M. (2017). Aciertos, críticas y desafíos pendientes de la política educativa durante la presidencia de Rafael Correa Ecuador 2007-2017. Investigación educativa de la REDIECH, 8(14). ISSN 2448-8550
Hérnandez , R., Fernández, C., & Batista , M. (2014). Metodología de la Investigación (Vol. 6ta). México: Mc Graw Hill.
Kreuz, Annette. (2013). La Convivencia Escolar desde el Enfoque Sistémico. El niño en la encrucijada entre sociedad, familia y escuela. Información Psicológica, P.46-61. doi:I.S.S.N. 0214-347 X - D.L. V-841-1983. Núm. 95 https://www.informaciopsicologica.info/revista/article/view/169
Macias, E., & Alarcón, L. (2021). Manejo de las conductas disruptivas en la convivencia estudiantil en la básica superior. Ciencias de la Salud, 7(4), 411-432. doi: http://dx.doi.org/10.23857/dc.v7i4
Martínez, M., & Barroso, C. (2020). Ajuste personal y conductas disruptivas en alumnado de primaria. 34(139), Son comportamientos que entorpecen el correcto funcionamiento del aula.
Modelo de Funcionamiento de los Departamentos de Consejería Estudiantil. (2016). educacion.gob.ec. Obtenido de Ministerio de Educación: https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2016/07/modelodece_05072016.pdf
Narváez, J., & Obando, L. (2020). Conductas disruptivas en adolescentes en situación de deprivación sociocultural. Psicogente, vol.23, n.44, pp.144-165 doi:ISSN 0124-0137 http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0124-01372020000200144&script=sci_abstract&tlng=es
Ochoa, A., Carbus, P., & Morales, A. (2021). Conductas conflictivas y convivencia escolar: análisis desde el modelo ecológico. Sinéctica (57). doi:On-line ISSN 2007-7033versión impresa ISSN 1665-109X
Ortega, R. (2013). Protagonismo de la atención a la en la prevención de la conflictividad y la violencia escolar. Información Psicológica, 4 - 14. doi:I.S.S.N. 0214-347 X - D.L. V-841-
Orellana, I., Alemany, I., & Ruiz, F. (30 de Septiembre de 2022). La conducta disruptiva en las aulas de secundaria: la percepción de los docentes. Revista Fuentes, 345-357. doi:https://revistascientificas.us.es/index.php/fuente1983.
Pardo, A. (1992). Educación Ambiental y Sistema Educativo. Dialnet, 62. Boletín de la A.G.E. N.º 14 - 1992, págs. 53-65. I. https://www.google.com/search?q=Pardo%2C+A.+(1992).+Educaci%C3%B3n+Ambiental+y+Sistema+Educativo.+Dialnet%2C+62.&rlz=1C1ALOY_esEC999EC999&oq=Pardo%2C+A.+(1992).+Educaci%C3%B3n+Ambiental+y+Sistema+Educativo.+Dialnet%2C+62.&aqs=chrome..69i57.774j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8
Vergara, J., & Jama, V. (2022). La conducta disruptiva en el rendimiento académico de las/os estudiantes de básica superior. Las Ciencias, 8(3), 1686-1702. doi:10.23857/dc.v8i3

Publicado

2023-07-10

Como Citar

Haro-Lara, A. P., Bonifaz-Díaz, E. F., & Tite-Naranjo, N. I. (2023). COMPORTAMENTOS DISRUPTIVOS E DESEMPENHO ACADÉMICO. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 6(12), 31–41. https://doi.org/10.56124/tj.v6i12.0092