NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM MENINOS, MENINAS E ADOLESCENTES: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR A PARTIR DA PRÁTICA PRÉ-PROFISSIONAL E DO VÍNCULO COM A SOCIEDADE
Palavras-chave:
Disability, Inclusion, Psycho-pedagogical Intervention, Special Educational NeedsResumo
A pesquisa foi realizada pela Unidade de Diagnóstico, Pesquisa, Apoio Psicopedagógico e Inclusão -UDIPSAI-, criada em novembro de 2014 no âmbito do projeto de pesquisa e extensão comunitária "Apoio Psicopedagógico", financiado pela Universidade Católica de Cuenca, com o objetivo de atingir as funções substantivas do ensino superior, como a resolução dos problemas da sociedade diante das necessidades e demandas do cantão de Cuenca. A maior população atendida provém de instituições públicas 65%, privadas 33% e fiscais 2%; A intervenção permitiu melhorar significativamente os processos de ensino-aprendizagem, bem como as condições de vida pessoal, familiar e comunitária dos beneficiários. A pesquisa foi desenvolvida no período de setembro de 2016 a setembro de 2019, tendo um universo de 2056 usuários sem diferença significativa quanto ao gênero; A área de maior atenção foi a Psicologia Educacional (57%), seguida da Psicologia Clínica (19%), Terapia da Linguagem (8%), Serviço Social (6%), Odontologia (6%) e Recuperação Pedagógica (2%). As informações foram coletadas por meio da aplicação de um questionário estruturado aos professores das instituições de ensino beneficiárias e aos pais dos alunos atendidos; Os resultados mostram que 96% dos entrevistados avaliam os serviços da UDIPSAI como excelentes e que o processo de avaliação e a intervenção psicopedagógica promoveram o alcance do princípio da educação inclusiva.
Palavras-chave: Deficiência, Inclusão, Intervenção Psicopedagógica, Necessidades Educacionais Especiais.
Downloads
Referências
Álvarez Alcázar, J. A. (2010). La Evaluación Psicopedagógica. Revista Digital para Profesionales de la Enseñanza, 1-7.
Anzola, A. (2005). Psicología Clínica: Funciones y Aportes a la Pedagogía. Ciencias de la Educación, 143-153. Obtenido de http://www.revencyt.ula.ve/storage/repo/ArchivoDocumento/rceduc/v5n26/articulo9.pdf
Cardona, M., Chiner, E., & Lattur, A. (2006). Diagnóstico Psicopedagógico: Conceptos básicos y aplicaciones. España: Editorial Club Universitario.
Consejo de Educación Superior. (2019). Reglamento del Régimen Académico. Recuperado el 06 de OCTUBRE de 20220, de http://iquce.edu.ec/images/Normativas/REGLAMENTO-DE-REGIMEN-ACADEMICO-2019-2020.pdf
Consejo Nacional para la Igualdad de Discapacidades. (2020). Estadísticas de Discapacidad-Consejo Nacional para la Igualdad de Discapacidades. Obtenido de https://www.consejodiscapacidades.gob.ec/estadisticas-de-discapacidad/
Constitución del Ecuador. (2008). Recuperado el 16 de SEPTIEMBRE de 2020, de https://www.oas.org/juridico/pdfs/mesicic4_ecu_const.pdf
Esteves, Z., Avilés, M., & Matamoros, Á. (2018). La estimulación temprana como factor fundamental en el desarrollo infantil. Vol. 2(14). Espirales Revista Multidisciplinaria de investigación.
Euan, E., & Echeverría, R. (2016). Evaluación psicopedagógica de menores con Necesidades Educativas Especiales: Una propuesta metodológica interdisciplinaria. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud 14 (2),, 1103-1117.
García, N. B., Mendoza, C. E. R., & Toro, W. A. M. (2019). Evaluación psicopedagógica: revisión sistemática. Pensando Psicología, 15(26), NA-NA.
Gutiérrez Rivera, R., & Gómez Bonilla, R. E. (2017). El trabajo interdisciplinario. Reflexiones del profesor de apoyo sobre su funcionalidad en los servicios de educación especial. RIDE. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 8(15), 58-80.
Lima, A. (2019). Discapacidad, servicios sociales y trabajo social. [entrada de blog]. Obtenido de http://www.analimats.com/discapacidad-servicios-sociales-y-trabajo-social/
Lima, A. (2019). Google Académico. 22-22. Obtenido de http://www.analimats.com/discapacidad-servicios-sociales-y-trabajo-social/
Llanezca, D. F. (2007). Instrumentos de Evaluación psicológica. . La Habana: Ciencias Médicas.
LOES. (2018). Ley Orgánica de Educación Superior, LOES. Recuperado de https://www.epn.edu.ec/wp-content/uploads/2018/08/LOES.pdf
Marchesi, Á. C. (2012). Desarrollo psicológico y educacional. Trastornos del desarrollo y necesidades educativas especiales. España: Alianza.
Ministerio de Educación del Ecuador. (2013). Acuerdo Ministerial 02-95-13. Quito.
Morán, M. D. (2019). Los trastornos del lenguaje y las necesidades educativas especiales: consideraciones para la atencion en la escuela. Universidad y Sociedad. Científica de la Universidad de Cienfuegos, Vol 9 (3), 195.
Nocchi, E. (2008). Odontología restauradora salud y estética. Med. Panamericana 2º Edición. MADRID: Med. Panamericana 2º Edición.
Unidad de Diagnóstico, Investigación Psicopedagógica y Apoyo a la Inclusión. (UDIPSAI). (2020). Obtenido de https://www.ucacue.edu.ec/servicios/udipsai/
Vergara, M. A., & Fernández, M. M. (2017). El diagnóstico de estudiantes con Necesidades Educativas Especiales (NEE) para ser incluidos en la educación regular. Espíritu Emprendedor TES, 1(1), 19-38.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.