A VIDA PROFISSIONAL DAS MULHERES ACADÊMICAS EM PESSOA
DOI:
https://doi.org/10.56124/tj.v8i19.004Palavras-chave:
conciliação, mulheres acadêmicas, trabalho presencialResumo
Esta pesquisa analisa o impacto do trabalho presencial na vida familiar e profissional de acadêmicas da Universidade Técnica de Ambato (UTA). O objetivo é examinar como as acadêmicas enfrentam os desafios de conciliar suas responsabilidades profissionais e familiares. Para isso, foi realizada uma pesquisa documental e de campo, utilizando uma abordagem qualitativa. As informações foram coletadas por meio de entrevistas com homens e mulheres da UTA, utilizando um questionário. Os resultados obtidos demonstram que as acadêmicas enfrentam grandes dificuldades para equilibrar suas atividades acadêmicas com as responsabilidades familiares. Embora hoje haja grandes avanços em relação à igualdade de gênero, as instituições acadêmicas não oferecem apoio suficiente. Além disso, as acadêmicas enfrentam desafios relacionados à falta de reconhecimento profissional e à sub-representação em cargos de liderança. Em conclusão, é essencial que a UTA implemente políticas inclusivas, como horários flexíveis, trabalho remoto e a criação de Centros de Desenvolvimento Infantil em todos os seus campi acadêmicos. Para que, dessa forma, as acadêmicas possam alcançar o equilíbrio entre sua vida profissional e familiar.
Downloads
Referências
Asamblea Nacional del Ecuador. (2008). Constitución de la República del Ecuador (Registro Oficial 449). https://www.lexis.com.ec/biblioteca/constitucion-republica-ecuador
Asamblea Nacional del Ecuador. (2010). Ley Orgánica de Educación Superior [LOES]. https://www.gob.ec/sites/default/files/regulations/2020-06/DOCUMENTO_LEY- ORGANICA-EDUCACION-SUPERIOR.pdf
Asamblea Nacional del Ecuador. (2024). Ley Orgánica para la Igualdad Salarial entre Mujeres y Hombres Registro Oficial suplemento 481. URL https://asobanca.org.ec/wp- content/uploads/2024/01/Ley-Organica-para-la-Igualdad-Salarial-entre-Hombres-y- Mujeres-%E2%80%93-Primer-Suplemento-del-Registro-Oficial-No.-481-1.pdf
Barbosa Trávez, S. (2019). Empoderamiento Laboral y Situación Familiar de la Mujer Académica en la Facultad de Jurisprudencia y Ciencias Sociales de la Universidad Técnica de Ambato. Ambato, Ecuador.
Basurto, B. J., y Ricaurte, Q. C. (2016). Equidad de género en la docencia e investigación en el área de Guayaquil, Ecuador. Guayaquil, Ecuador.
Consejo Nacional para la igualdad de Género y ONU Mujeres. (s.f.) Agenda Nacional para la Igualdad de Género 2021-2025. https://www.igualdadgenero.gob.ec/wp- content/uploads/2023/01/221129-AGENDA-CNIG-ONU_V6-2_compressed.pdf
Gonzáles, J. L. (2020). Diseño y Metodología de la Investigación. Obtenido de file:///C:/Users/usuario/Downloads/Arias-Covinos- Dise%C3%B1o_y_metodologia_de_la_investigacion.pdf
Guerrero, G. (2020). Metodología de la Investigación. Obtenido de https://shorturl.at/jlxyH
Hernández, S. R., Fernández, C. C., y Baptista, L. M. (2014). Merodología de la Investigación. México.
Lazarte, M. (Noviembre de 2018). El método científico aplicado al derecho como ciencia reguladora de la conducta humana. Obtenido de https://memoria.fahce.unlp.edu.ar/trab_eventos/ev.12752.pdf
Morales, S. R. E., y Rodríguez, P. R. P. (2022). Retos de la Educación Superior: una mirada desde la percepción de los derechos de los docentes. Obtenido de https//repositorio.grial.eu/bitstream/grial/2528/1/02.pdf
Muros, G. V. B. M. (2023). La Representación de la Mujer en el Mundo Académico y en los Puestos Directivos de la Educación Superior. UNESCO IESALC.
Nizama, M., y Nizama, L. (2020). El enfoque cualitativo en la investigación jurídica, proyecto de investigación cualtativa y seminario de tesis. Perú.
Ramos, E. (2008). Doble presencia: salud y prevención. Clave Sindical 5:16-18.
Refworld. (2016). La CEDAW, Convención Sobre los Derechos de las Mujeres. https://www.refworld.org/es/ref/legalpolicy/unwomen/2016/es/128504
Roman R. P., Padrón , M., y Ramírez Garcia, T. (2012). Trabajo y Familia: ¿ cómo se articula esta frágil relación? SCIELO.
Ruiz, L. P., Pullas, T. P., Parra, P, C. A., y Zamora, S. R. (2018). La doble presencia en las trabajadoras femeninas: equilibrio entre el trabajo y la vida familiar. Obtenido de https://www.redalyc.org/journal/5235/523556567003/html/
Sabater, C. (2014). La interacción trabajo familia. La mujer y la dificultad de la conciliación laboral. Dialnet.
Vaca, I. T. (2019). Asuntos de Género. Naciones Unidas "CEPAL".
World Economic Forum. (2024). Este es el Estado de la Paridad de Género en 2024 - y lo que se Debe Cambiar para Cerrar la Brecha de Género Global.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.