HABILIDADES DE LEITURA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO ENSINO PRIMÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.013

Palavras-chave:

Aprendizagem, didática, Educação básica, leitura

Resumo

O objetivo deste estudo foi estabelecer a relação entre consciência fonológica e o desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem mista, de âmbito exploratório, delineamento quase experimental, correlacional, transversal, do tipo campo, uma população de 207 alunos do Ensino Fundamental de diversas escolas públicas da cidade de Riobamba, utilizou-se como técnica de pesquisa a observação quantitativa, direta, participante, estruturada e como instrumento uma lista de verificação onde foram examinadas a consciência fonológica e as habilidades de leitura. Os resultados indicam que pouco mais de um terço do grupo estudado apresenta imaturidade tanto no desenvolvimento da consciência fonológica quanto nas habilidades de leitura e após a intervenção essa medida diminui em até mais de vinte pontos. Portanto, o estudo conclui que existe uma relação direta entre a consciência fonológica e o alcance das habilidades de leitura em alunos do Ensino Básico Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alza Ríos, N. C., (2024), La conciencia fonológica en el aprendizaje de la lectura en educación básica, Revista Horizontes,8(33), pp. 1069 - 1083 https://revistahorizontes.org/index.php/revistahorizontes/article/view/1443

Barros Rodríguez, D. M., (2023), La conciencia fonológica en el aprendizaje de la lectoescritura de los estudiantes de segundo y tercer años de educación general básica de la Unidad Educativa Cotaló del cantón Pelileo, [Tesis De Licenciatura en Psicopedagogía, Universidad Técnica de Ambato], Repositorio Dspace UTA, https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/37416

Cuentos para crecer.org, (2023) Cómo trabajar Conciencia Fonológica en primeros lectores (6- 7 años), Consultado el 10 de octubre del 2024, https://cuentosparacrecer.org/blog/como-trabajar-conciencia-fonologica-en-primeros-lectores-6-7-anos/

Espinosa Lerma, K., (2016), Aprendizaje de la lectoescritura: el papel de la práctica auténtica y significativa de la lengua escrita en el desarrollo de la conciencia fonológica, [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid], Biblioteca Complutense, https://docta.ucm.es/entities/publication/f29dff43-83ee-4c56-9c15-4dfe15ac72f7

Gutiérrez Fresneda, R. y Díez Mediavilla, A. (2018), Conciencia fonológica y desarrollo evolutivo de la escritura en las primeras edades. Educación XX1, 21(1), 395-415, https://www.redalyc.org/pdf/706/70653466018.pdf

Irakurgunea, (2024), ¿Qué es leer?, Irakurgunea, Consultado el 17 de agosto del 2024, https://irakurgune.euskadi.eus/es/que-es-leer

Junta de Andalucía, (2017), Guía de evaluación: Destrezas lectoras Educación Primaria, Editorial Agencia Andaluza de Evaluación Educativa, https://sosprofes.es/wp-content/uploads/2017/09/Guia_de_evaluacion_de_Destrezas_lectoras_Primaria.pdf

Saavedra, J., Fazili, S., Ning Wong, Y., Geven, K. y Cloutier, M.H, (16 de mayo de 2023) Nuevos datos sobre alfabetización ponen en evidencia la crisis del aprendizaje, Consultado el 15 de agosto del 2024, Banco Mundial blogs, https://blogs.worldbank.org/es/voices/nuevos-datos-sobre-alfabetizacion-ponen-en-evidencia-la-crisis-del-aprendizaje

Simbaña-Gallardo, V.; Pardo Sarango, G. y Gallegos-Burnham, J., (2021), Estudios de destrezas y habilidades durante el proceso lector, Revista Alternancia, 3 (5), Páginas 219 – 232, https://revistaalternancia.org/index.php/alternancia/article/view/694

Valle-Zevallos, M.J, Mendez-Vergaray, J., Flores, J., (2023), La conciencia fonológica y su relación con la lectura: Revisión sistemática, Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 8(33), pp. 1004 – 1021, https://revistahorizontes.org/index.php/revistahorizontes/article/view/1440/2653

UNESCO (septiembre del 2017), Más de la mitad de los niños y adolescentes en el mundo no está aprendiendo, (Ficha informativa No. 46), Editorial UNESCO, https://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/fs46-more-than-half-children-not-learning-2017-sp.pdf

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Vera Rubio , P. E. ., & Bonilla González , G. P. . (2025). HABILIDADES DE LEITURA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO ENSINO PRIMÁRIO. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 8(17 EDICION ESPECIAL), 205–216. https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.013