HABILIDADES DE LEITURA E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO ENSINO PRIMÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.013Palavras-chave:
Aprendizagem, didática, Educação básica, leituraResumo
O objetivo deste estudo foi estabelecer a relação entre consciência fonológica e o desenvolvimento de habilidades de leitura em alunos do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem mista, de âmbito exploratório, delineamento quase experimental, correlacional, transversal, do tipo campo, uma população de 207 alunos do Ensino Fundamental de diversas escolas públicas da cidade de Riobamba, utilizou-se como técnica de pesquisa a observação quantitativa, direta, participante, estruturada e como instrumento uma lista de verificação onde foram examinadas a consciência fonológica e as habilidades de leitura. Os resultados indicam que pouco mais de um terço do grupo estudado apresenta imaturidade tanto no desenvolvimento da consciência fonológica quanto nas habilidades de leitura e após a intervenção essa medida diminui em até mais de vinte pontos. Portanto, o estudo conclui que existe uma relação direta entre a consciência fonológica e o alcance das habilidades de leitura em alunos do Ensino Básico Fundamental.
Downloads
Referências
Alza Ríos, N. C., (2024), La conciencia fonológica en el aprendizaje de la lectura en educación básica, Revista Horizontes,8(33), pp. 1069 - 1083 https://revistahorizontes.org/index.php/revistahorizontes/article/view/1443
Barros Rodríguez, D. M., (2023), La conciencia fonológica en el aprendizaje de la lectoescritura de los estudiantes de segundo y tercer años de educación general básica de la Unidad Educativa Cotaló del cantón Pelileo, [Tesis De Licenciatura en Psicopedagogía, Universidad Técnica de Ambato], Repositorio Dspace UTA, https://repositorio.uta.edu.ec/handle/123456789/37416
Cuentos para crecer.org, (2023) Cómo trabajar Conciencia Fonológica en primeros lectores (6- 7 años), Consultado el 10 de octubre del 2024, https://cuentosparacrecer.org/blog/como-trabajar-conciencia-fonologica-en-primeros-lectores-6-7-anos/
Espinosa Lerma, K., (2016), Aprendizaje de la lectoescritura: el papel de la práctica auténtica y significativa de la lengua escrita en el desarrollo de la conciencia fonológica, [Tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid], Biblioteca Complutense, https://docta.ucm.es/entities/publication/f29dff43-83ee-4c56-9c15-4dfe15ac72f7
Gutiérrez Fresneda, R. y Díez Mediavilla, A. (2018), Conciencia fonológica y desarrollo evolutivo de la escritura en las primeras edades. Educación XX1, 21(1), 395-415, https://www.redalyc.org/pdf/706/70653466018.pdf
Irakurgunea, (2024), ¿Qué es leer?, Irakurgunea, Consultado el 17 de agosto del 2024, https://irakurgune.euskadi.eus/es/que-es-leer
Junta de Andalucía, (2017), Guía de evaluación: Destrezas lectoras Educación Primaria, Editorial Agencia Andaluza de Evaluación Educativa, https://sosprofes.es/wp-content/uploads/2017/09/Guia_de_evaluacion_de_Destrezas_lectoras_Primaria.pdf
Saavedra, J., Fazili, S., Ning Wong, Y., Geven, K. y Cloutier, M.H, (16 de mayo de 2023) Nuevos datos sobre alfabetización ponen en evidencia la crisis del aprendizaje, Consultado el 15 de agosto del 2024, Banco Mundial blogs, https://blogs.worldbank.org/es/voices/nuevos-datos-sobre-alfabetizacion-ponen-en-evidencia-la-crisis-del-aprendizaje
Simbaña-Gallardo, V.; Pardo Sarango, G. y Gallegos-Burnham, J., (2021), Estudios de destrezas y habilidades durante el proceso lector, Revista Alternancia, 3 (5), Páginas 219 – 232, https://revistaalternancia.org/index.php/alternancia/article/view/694
Valle-Zevallos, M.J, Mendez-Vergaray, J., Flores, J., (2023), La conciencia fonológica y su relación con la lectura: Revisión sistemática, Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 8(33), pp. 1004 – 1021, https://revistahorizontes.org/index.php/revistahorizontes/article/view/1440/2653
UNESCO (septiembre del 2017), Más de la mitad de los niños y adolescentes en el mundo no está aprendiendo, (Ficha informativa No. 46), Editorial UNESCO, https://uis.unesco.org/sites/default/files/documents/fs46-more-than-half-children-not-learning-2017-sp.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.