PROTOCOLOS DE APOIO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DEVIDO À VULNERABILIDADE SÓCIO-EMOCIONAL NA UNACH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.010

Palavras-chave:

necessidades educacionais especiais, vulnerabilidade socioemocional, protocolos universitários

Resumo

Esta pesquisa se baseia na necessidade de fornecer suporte estruturado a alunos com necessidades educacionais especiais associadas à vulnerabilidade socioemocional em um contexto universitário. O objetivo principal foi criar caminhos e protocolos para garantir um suporte eficaz na Universidade Nacional de Chimborazo (UNACH). Foi empregada uma abordagem de métodos mistos, combinando ferramentas qualitativas, como entrevistas com informantes-chave, e análise quantitativa de dados para obter uma compreensão abrangente do problema. Os resultados revelaram a ausência de protocolos específicos na instituição e a alta prevalência de casos relacionados à ansiedade e depressão entre os estudantes. Além disso, 100% dos participantes não tinham diagnóstico formal prévio de saúde mental, destacando o subdiagnóstico e o acesso limitado a serviços especializados, incluindo fases de detecção, diagnóstico, intervenção e acompanhamento, juntamente com acomodações acadêmicas razoáveis. Concluindo, este estudo enfatiza a necessidade urgente de implementar estratégias inclusivas que atendam às necessidades emocionais e acadêmicas dos alunos, promovendo seu bem-estar e sucesso acadêmico. As descobertas ressaltam a importância de uma abordagem multidisciplinar e do desenvolvimento de políticas institucionais robustas para abordar essa realidade emergente no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arias, F. (2012 ). El Proyecto de Investigación Introducción a la metodología científica . Episteme, C.A. Obtenido de https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=W5n0BgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA11&dq=arias+2012&ots=kZiI8kzrq7&sig=bBoApjBMdsaKHWSSO-ythmyV8As#v=onepage&q=arias%202012&f=false

Clavijo, R., & Bautista, M. (2019). La educación inclusiva. Análisis y reflexiones en la educación superior ecuatoriana. Obtenido de https://doi.org/10.17163/alt.v15n1.2020.09

Flick, U. (2014). La gestión de la calidad en investigación cualitativa. Ediciones Morata, S.L. . Obtenido de https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=T5ojEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT6&dq=Flick&ots=Q4y-GQuoQH&sig=9o0XhDwkAAsRtgvpUPGWFgMbuSE#v=onepage&q&f=false

Gajardo, K., Cáceres-Iglesias, J., Santamaría-Cárdaba, N., & Meza-Cortés, A. (2023). Current Research on Inclusive Education in Mexico. Obtenido de https://doi.org/10.15507/1991-9468.113.027.202304.669-680

García-García, F. J., López-Torrijo, M., & Santana Hernández, R. (2020). Educación inclusiva en la formación del profesorado de Educación Secundaria: Los programas españoles. Revista de Currículum y Formación de Profesorado. 24(2), 270-293. DOI: 10.30827/profesorado.v24i2.14085.

Hernández Sampieri, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la Investigación: Las Rutas Cuantitativa, Cualitativa y Mixta. México: McGRAW-HILL INTERAMERICANA EDITORES, S.A. de C. V.

Márquez, G., & Cueva, D. (2020). Estudiantes con necesidades educativas especiales. Obstáculo o reto en la educación inclusiva universitaria. Revista Universidad y Sociedad, 12(4), 257-264.

Mejía, D., Esteves, Z., & Ricardo, M. (2023). Estrategias de atención inclusiva: Competencias básicas y valores necesarios para entornos educativos en educación universitaria . Obtenido de https://doi.org/10.35381/e.k.v6i12.2513

Mendoza-Zambrano, M. G., Meza-Montes, J. K., & Mendoza -Zambrano, L. C. (2023). Medios interactivos en la enseñanza de estudiantes con Necesidades Educativas Especiales no asociadas a una discapacidad: Beneficios y Desafíos Inclusivos. MQRInvestigar, 7(2), 1750-1772.

Naranjo-Celedón, L. (2020). Investigación en Informática: el enfoque alternativo. Obtenido de Vol. 5 (2020): Technology Inside by CPIC

Sinchigalo-Martínez, R., Guzmán-Barcenes, B., & Bonilla-Jurado, D. (2022). Bienestar emocional y rendimiento académico en estudiantes universitarios: relación bidimensional y su impacto en las estrategias de apoyo . JOURNAL OF SCIENCE ANDRESEARCH. Obtenido de https://zenodo.org/records/8008096

UNESCO . (2020). Resumen del informe del seguimiento de la educación en el mundo 2020 . Obtenido de Inclusión y educación: Todos y todas sin excepción: https://gem-report-2020.unesco.org/wp-content/uploads/2020/06/GEMR_2020-Summary-ES-v8.pdf?utm_source=chatgpt.com

Verdi-Estrada, J., Cañedo-Galván, M., Andrade-Tapia, I., & Guzmán, D. G.-H. (2021). Vulnerabilidad cognitiva específica de la depresión. Boletín Científico de la Escuela Superior Atotonilco de Tula. Obtenido de ttps://repository.uaeh.edu.mx/revistas/index.php/atotonilco/issue/archive

Zapata-Ospina, J. P., Patiño-Lugo, D. F., Vélez, C. M., Campos-Ortiz, S., Madrid Martínez, P., Pemberthy-Quintero, S., . . . Vélez Marín, V. M. (2021). Mental health interventions for college and university students during the COVID-19 pandemic: A critical synthesis of the literature. Revista Colombiana de Psiquiatría, Volume 50, Issue 3, July–September 2021, Pages 199-213

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Villacrés Lara , A. F. . (2025). PROTOCOLOS DE APOIO A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DEVIDO À VULNERABILIDADE SÓCIO-EMOCIONAL NA UNACH. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 8(17 EDICION ESPECIAL), 155–168. https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.010