POLÍTICAS, CULTURA E PRÁTICAS INCLUSIVAS NO CORPO DOCENTE DA FACULDADE DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.009

Palavras-chave:

cultura, políticas, práticas inclusivas

Resumo

Esta pesquisa analisa as Políticas, Cultura e Práticas Inclusivas nos docentes da Faculdade de Saúde da Universidade Nacional de Chimborazo, com o objetivo fundamental de identificar estratégias que permitam promover ambientes educacionais mais equitativos e acessíveis para todos os alunos. Isso é apoiado por uma abordagem quantitativa, que permitiu coletar e analisar dados numéricos para descrever e compreender fenômenos educacionais, sendo um processo fundamental para identificar padrões ou tendências que podem orientar futuras ações e políticas inclusivas no ambiente universitário. Os resultados obtidos revelam tanto progressos significativos quanto desafios persistentes na promoção de uma educação equitativa e acessível. Embora tenham sido identificados um quadro regulatório favorável e um reconhecimento parcial de valores inclusivos, está claro que a implementação efetiva dessas políticas é dificultada por limitações de infraestrutura e pela necessidade de maior formação de professores. Conclui-se, portanto, que é importante que toda a comunidade universitária adote planos de ação, considerando que a inclusão não é um objetivo único a ser alcançado, mas um processo contínuo que demanda a colaboração de todos os atores envolvidos, permitindo avançar em direção a um futuro onde cada aluno, sem exceção, tenha a oportunidade de desenvolver seu potencial em um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bautista-Cerro, C.-C. y. (Mayo-Junio de 2022). Concepciones de docentes y gestores sobre las políticas, culturas y prácticas . Obtenido de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8548137

Clavijo-Castillo, R. G. (2019). La educación inclusiva. Análisis y reflexiones en la educación superior ecuatoriana. Redalyc.

Clavijo-Castillo, R. G., & Juárez-Cruz, M. (2022). Concepciones de docentes y gestores sobre las políticas, culturas y prácticas inclusivas en la universidad de Cuenca. Innova, 21. Recuperado de https://innova.cuenca.edu.ec

Hernández, P. A. (2021). La educación inclusiva desde el marco legal educativo en el Ecuador. Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales (ReHuso), 6(3), 52-67. https://doi.org/10.5281/zenodo.5512949

Guerrero Davila Guadalupe, G. D. (2014). Metodología de la Investigación . Patria . doi:https://books.google.com.ec/books?id=DaGEBgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=es&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

Hernández-Sampieri et al. (2018). Metodologia de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. México: McGRAW-HILL INTERAMERICANA EDITORES, S.A. de C. V.

Hidalgo, Z. (2022). Percepciones Sobre la Inclusión Educativa en Estudiantes de la Universidad Nacional. Obtenido de http://dspace.unach.edu.ec/bitstream/51000/9493/1/UNACH-EC-FCEHT-PSCP-0016-2022.pdf

Paola Azucena Hernández Pico, Y. S. (2021). La educación inclusiva desde el marco legal educativo en el Ecuador. Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales (ReHuso), vol. 6, núm. 3, pp. 52-67, 2021. doi: https://doi.org/10.5281/zenodo.5512949

Reyes-Ruiz, L. y. (2020). Investigación Documental. Obtenido de https://bonga.unisimon.edu.co/bitstream/handle/20.500.12442/6630/La%20investigaci%C3%B3n%20documental%20para%20la%20comprensi%C3%B3n%20ontol%C3%B3gica%20del%20objeto%20de%20estudio.pdf?sequence=1&isAllowed=y#:~:text=La%20investigaci%C3%B3n%20documental%20

Ruth Germania Clavijo Castillo, M. J.-C. (2019). La educación inclusiva. Análisis y reflexiones en la educación superior ecuatoriana. Obtenido de https://www.redalyc.org/journal/4677/467761669009/html/

Ruth Germania Clavijo-Castillo, M. J.-C. (2022). CONCEPCIONES DE DOCENTES Y GESTORES SOBRE LAS POLÍTICAS, CULTURAS Y PRÁCTICAS INCLUSIVAS EN LA UNIVERSIDAD DE CUENCA. INNOVA, 21.

Sampieri, D. R. (2014). Meodología de la Investigación Sexta edición . Mexico: McGRAW-HILL / INTERAMERICANA EDITORES, S.A. DE C.V.

Sampieri, R. H. (1997). METODOLOGÍA DE LA INVESTIGACIÓN . McGRAW - HILL INTERAMERICANA DE MÉXICO, S.A. de C.V. . doi:https://www.uv.mx/personal/cbustamante/files/2011/06/Metodologia-de-la-Investigaci%C3%83%C2%B3n_Sampieri.pdf

Sosa Hernández, María del Pilar C. A. (2022). Cultura Inclusiva: Camino hacia la atencion de la diversidad en la educacion . Obtenido de https://revistahorizontes.org/index.php/revistahorizontes/article/view/704/1351

Tonato, M. Y. (2022). Inclusión de personas con discapacidad en la educación superior. Obtenido de https://repositorio.uasb.edu.ec/bitstream/10644/8921/1/T3890-MIE-Yunga-Inclusion.pdf

Unesco. (7 de Marzo de 2023). Inclusión en Educación. Obtenido de https://www.unesco.org/es/articles/inclusion-en-educacion

Vera Noriega, B. V. (2022). ACTITUDES HACIA LA DISCAPACIDAD Y SU INFLUENCIA EN LA PERCEPCION DE INCLUSIÓN EN ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN SUPERIOR . Revista de Educación Inclusiva, 18.

Vicepresidencia de la Republica del Ecuador. (2011). Módulo 1: Educación Inclusiva y Especial. Editorial Ecuador. doi:https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2013/07/Modulo_Trabajo_EI.pdf

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Torres Torres , M. E. ., & Bonilla-González, G. P. . (2025). POLÍTICAS, CULTURA E PRÁTICAS INCLUSIVAS NO CORPO DOCENTE DA FACULDADE DE SAÚDE. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 8(17 EDICION ESPECIAL), 140–154. https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.009