ROTAS E PROTOCOLOS DE INCLUSÃO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.005Palavras-chave:
Ensino superior, Política educacional, Problemas sociaisResumo
A inclusão educacional é uma estratégia multidisciplinar que garante o cumprimento do princípio da universalização da educação dentro de um marco de direitos, dando suporte àqueles que têm alguma deficiência, transtorno específico de aprendizagem, superdotação, vulnerabilidade socioemocional e/ou econômica, doenças catastróficas ou discriminação por identidade de gênero, religião, cultura, entre outras barreiras que afetam a aprendizagem de muitos estudantes ao redor do mundo.
O objetivo desta pesquisa foi propor percursos e protocolos para estudantes com deficiência visual no ensino superior. Foi realizado sob uma abordagem qualitativa, com escopo exploratório e do tipo aplicação, considerando uma população de 293 alunos e uma amostra de 9 alunos com deficiência visual. Dentre os resultados, destaca-se que há uma população com deficiência visual sem acompanhamento médico atualizado ou sem carteira de deficiente válida. A pesquisa conclui que a Universidade Nacional de Chimborazo conta com um sólido arcabouço jurídico interno, o que facilita a implementação de percursos e protocolos em favor da população estudantil com deficiência visual.
Downloads
Referências
Aguilar-Parra, J.C., Reasco-Garzón, B.C., Coello-Vásquez, V.J., (19 de mayo del 2024), La inclusión educativa en la educación superior: desafíos y perspectivas en Ecuador, Revista InveCom,4(2), 1-13, https://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2739-00632024000200106
Arnaiz, P. (2019). Educación inclusiva: Principios y prácticas. Editorial Síntesis.
Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad, Naciones Unidas, 2006.
Cárdenas Montero, A. J., (2024), Clima de aula para estudiantes con discapacidad visual en la Universidad Nacional de Chimborazo en la carrera Licenciatura en Educación Básica, durante el periodo académico 2022-2S, en la Provincia de Chimborazo en el Cantón Riobamba, [Tesis de Licenciatura en Educación Básica, Universidad Nacional de Chimborazo], Dspace, http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/13220
Fajardo, S. (2017). La Educación Superior Inclusiva en Algunos Países de Latinoamérica: Avances, Obstáculos y Retos. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 11(1). https://doi.org/http://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782017000100011
García, A., & Pérez, R. (2021). Diseño de entornos accesibles para estudiantes con discapacidad visual. Revista Internacional de Educación Inclusiva, 12(3), 45–60.
López, M., y Núñez, A. (2020). Identificación de necesidades de apoyo para el aprendizaje y la participación de estudiantes universitarios con discapacidad visual: un estudio biográfico narrativo. Calidad en la educación(53). https://doi.org/http://dx.doi.org/10.31619/caledu.n53.518
López, R., & Martínez, S. (2020). Capacitación docente en estrategias inclusivas para estudiantes con discapacidad visual. Revista Scientific, 82(1), 123-140. ISSN: 1022-6508. Madrid, Buenos Aires. Revista Iberoamericana de Educación.
MINEDUC. (2013). Adaptaciones Curriculares para la Educación Especial e Inclusiva. Necesidades Educativas Especiales Asociadas a la discapacidad: https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2019/05/Guia
Moreira Sánchez, J.L., Delgado Cobeña, E.I., Moreira Sánchez, Y.K., Briones Ponce, M.E., Percepciones sobre la educación inclusiva universitaria en los estudiantes con discapacidad visual, Pentaciencias, 5(2) 218-237, https://www.editorialalema.org/index.php/pentaciencias/article/view/499/667
ONU. (2008). Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. Serie de Capacitación Profesional N.º 15. Nueva York y Ginebra. https://www.ohchr.org/sites/default/files/Documents/Publications/AdvocacyTool_sp.pdf
Silva, C. (2019). Inclusión y accesibilidad en universidades latinoamericanas: Un análisis comparativo. Educación y Sociedad, 14(3), 99-115.
Universidad Estatal De Milagro (UNEMI). (2001). Problemática de las Universidades en América Latina. Modelo Educativo MEDUNEMI. Milagro. (pág. 40). https://www.studocu.com/ec/document/universidad-tecnica-de-manabi/gerencia-y-gestion/modelo-educativo-unemi/93983804
Universidad Nacional de Chimborazo (UNACH). (2019). Reglamento para garantizar la igualdad de oportunidades de todos los actores de la Universidad Nacional de Chimborazo (Resolución No. 0349-CU-03-10-2019). Riobamba, Ecuador.
Convención sobre los Derechos de las Personas con Discapacidad. (2006). Naciones Unidas. https://www.un.org/disabilities/documents/convention/convoptprot-s.pdf
Vargas, I. (2012). La entrevista en la investigación cualitativa: Nuevas tendencias y retos. Revista Calidad en la Educación Superior, 3(1), 12.
Vega, G., Ávila, J., Camacho, N., Becerril, A., & Leo, G. (2014). Paradigmas en la investigación. Enfoque cuantitativo y cualitativo. European Scientific Journal, 10(15), 523-526. ISSN: 1857-7881
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.