DIÁLOGO FAMILIAR E SEU IMPACTO NA SEXUALIDADE INTEGRAL DE ALUNOS DO ENSINO GERAL BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.56124/tj.v8i17ep.012Palavras-chave:
Sexualidade integral, diálogo familiar, estudantesResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o tema “O diálogo familiar e seu impacto na sexualidade integral de alunos do Ensino Básico Geral” abordando como a comunicação entre pais e filhos influencia na compreensão e no desenvolvimento da sexualidade integral dos alunos. Esta pesquisa tem uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos para analisar a relação entre o diálogo familiar e o conhecimento dos alunos sobre questões de sexualidade. A população foi composta por 38 alunos da Unidade Educacional Cicalpa, para os quais foram realizados inquéritos com os alunos. Observou-se que o diálogo em casa é limitado, principalmente em questões relacionadas à sexualidade, o que prejudica o desenvolvimento integral dos jovens. Conclui-se que, embora alguns pais tentem conversar sobre o assunto, a falta de segurança e conhecimento sobre como abordá-lo cria uma barreira que limita a compreensão dos alunos sobre sexualidade, evidenciando a necessidade de fortalecer tanto o diálogo familiar quanto a formação dos professores nessa área para melhorar o processo educacional.
Downloads
Referências
Aynaguano, E. (2024). Diálogo y Sexualidad integral en los estudiantes de octavo grado de Educación General Básica. Obtenido de http://dspace.unach.edu.ec/bitstream/51000/13515/1/Aynaguano%20Ñauñay%20Erika%20Lisseth.%20Diálogo%20y%20Sexualidad%20integral%20en%20los%20estudiantes%20de%20octavo%20grado%20de.pdf
Biondini, V., Fernández, E. L., Palena, L., & Ulacco, P. (2020). Articulando diálogos entre familias y Educación Sexual Integral. (11). Obtenido de https://revistas.unc.edu.ar/index.php/ext/article/view/14466
Consultores , B. (12 de Diciembre de 2022). Investigación Pre-Experimental. Obtenido de https://online-tesis.com/investigacion-pre-experimental/
Ecuador, P. I. (2019). Zona libre de embarazo adolescente en las comunidades indígenas de Chimborazo y Bolivar. Obtenido de https://plan-international.org/ecuador.
Gusqui, A. (11 de Julio de 2022). El impacto del módulo sexualidad integral y afectividad del programa educando en. Obtenido de http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/9378
Janeta , P., & Bonilla, G. (Julio de 2024). DIÁLOGO FAMILIAR Y SEXUALIDAD INTEGRAL. 7(14). doi:https://doi.org/10.56124/tj.v7i14.002
Janeta, P., & Bonilla, G. (Julio de 2024). DIÁLOGO FAMILIAR Y SEXUALIDAD INTEGRAL. 7(14). doi:https://doi.org/10.56124/tj.v7i14.002
López, Y., & Cedeño, L. (Enero de 2022). Incidencia de la educación sexual en el desarrollo emocional de los estudiantes del Bachillerato. 8(1). doi:http://dx.doi.org/10.23857/dc.v8i41.2536
Meneces, M., & Mera, T. (2020). “Factores determinantes del parto pretérmino en adolescentes. Hospital Provincial General Docente Riobamba, 2019”. Obtenido de http://dspace.unach.edu.ec/bitstream/51000/6798/1/TESIS%20FACTORES%20DETERMINANTES%20Meneces%20Mónica-Mera%20Tania%20-MED.pdf
Mirca, B. (2017). La educación sexual en la familia para el desarrollo integral de la persona. (15). doi:https://doi.org/10.25267/Hachetetepe.2017.v2.i15.8
Plan International Ecuador. (2019). Zona libre de embarazo adolescentes en comunidades de indigenas de Chimborazo y Bolivar. Obtenido de https://plan-international.org/ecuador.
Tingo, D. (2024). Diálogo y Sexualidad Integral en los estudiantes de noveno año de Educación General Básica. Obtenido de http://dspace.unach.edu.ec/bitstream/51000/13513/1/Tingo_C.%2C_Dianeira_E._%282024%29_Diálogo%20y%20Sexualidad%20Integral%20en%20los%20estudiantes%20de%20noveno%20año%20de%20Educación%20General%20Básica.pdf
Vázquez, J. (2024). Enfoque de métodos mixtos y sus diseños: descripciones, aplicaciones y procesos. Obtenido de https://cea.uprrp.edu/wp-content/uploads/2024/04/Enfoque-de-metodos-mixtos-y-sus-disenos-descripciones-aplicaciones-y-procesos.pdf
Villacis, T. (2019). COMUNICACIÓN ENTRE PADRES E HIJOS EN EL DESARROLLO DE LA SEXUALIDAD. Obtenido de http://dspace.unach.edu.ec/bitstream/51000/5498/1/UNACH-FCEHT-TG-P.EDUC-2019-000017.pdf
Zambrano, Y., Campoverde, A., & Idrovo, J. (5 de Mayo de 2019). Importancia entre la comunicación padres e hijos y su influencia en el. 4(5). Obtenido de http://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.