INFLUENCIADORES E SEU IMPACTO NOS ADOLESCENTES, GERAÇÃO “Z”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v6i12ep.0109

Palavras-chave:

Adolescente, conducta, internet, comunicación efectiva, Generación Z, influencers

Resumo

Observando a deterioração das relações interpessoais entre os adolescentes, causada pelo uso excessivo da Internet; O objetivo deste estudo foi determinar as tendências dos influenciadores e seu impacto no comportamento adolescente da Geração Z no cantão de Latacunga, com a intenção de compreender os processos sociais e interpessoais dos jovens; com base na hipótese de que o consumo desses conteúdos gerados em plataformas sociais impacta o comportamento da geração “Z”.Assim, redes sociais e adolescentes, TikTokers, YouTubers, Instagramers e vícios em internet são analisados ​​por meio de um instrumento de avaliação; bem como atividades e hobbies familiares, comunicação emocional, controle parental sobre o uso da Internet. O escopo do trabalho é o impacto que esse consumo audiovisual tem no comportamento adolescente da geração Z em um cantão nas montanhas do Equador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Álvarez-de-Sotomayor, I. D., Carril, P. C. M., & Sanmamed, M. G. (2022). ¿ Para qué usan Internet los adolescentes?. RIITE Revista Interuniversitaria de Investigación en Tecnología Educativa, 127-140.

Arab, L. E., & Díaz, G. A. (2015). Impacto de las redes sociales e internet en la adolescencia: aspectos positivos y negativos. Revista Médica Clínica Las Condes, 26(1), 7-13.

Castillo-Abdul, B., Romero-Rodríguez, L. M., & Balseca, J. (2021). Hola Followers! Content Analysis of YouTube Channels of Female Fashion Influencers in Spain and Ecuador. SAGE Open. https://doi.org/10.1177/21582440211056609https://bit.ly/3soz94H

Del Prete, A., & Redon Pantoja, S. (2020). Las redes sociales on-line: Espacios de socialización y definición de identidad. Psicoperspectivas, 19(1), 86-96. https://bit.ly/3iYJUpL

Echeburúa, E. (2012). Factores de riesgo y factores de protección en la adicción a las nuevas tecnologías y redes sociales en jóvenes y adolescentes. Revista Española de Drogodependencias, 37(4), 435-448

Echeburúa, E. y Requesens, A. (2012). Adicción a las redes sociales y a las nuevas tecnologías en jóvenes y adolescentes. Guía para educadores. Madrid: Pirámide.

Gangadharbatla, H. (2009). Individual differences in social networking site adoption. In Social networking communities and e-dating services: Concepts and implications (pp. 1-17). IGI Global. https://bit.ly/3vGZH3r

Gil-Quintana J., Malvasi V., Castillo-Abdul B., Romero-Rodríguez L. M. (2020). Learning leaders: Teachers or YouTubers? Participatory culture and STEM competencies in Italian secondary school students. Sustainability, 12(18), 7466. https://doi.org/10.3390/su12187466

Hernandez, C., Fernandez, C. and Baptista, P. (1997), Metodología de la investigación. Colombia. ISBN 968-422-931-3

Jiménez, A. G. (2011). Una perspectiva sobre los riesgos y usos de Internet en la adolescencia. Revista ICONO 14. Revista científica de Comunicación y Tecnologías emergentes, 9(3), 410-425.

Jiménez-Iglesias, E., Martínez-Fernández, G., & Garmendia-Larrañaga, M. (2020). Usos, conflictos y certezas. Riesgos, amenazas, oportunidades y retos de las familias españolas en internet. In Journal: Congreso Internacional de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación (pp. 155-166). https://bit.ly/3lEyLfv

Lago García, C. (2022). Influencia de las redes sociales en la desensibilización a la violencia en adultos jóvenes. https://bit.ly/3RBD9d6

Márquez, Israel; Ardèvol, Elisenda (2017). "Hegemonía y contrahegemonía en el fenómeno youtuber". Desacatos. Revista de antropología social, n.º 56, p. 34–49.

Masanet, MJ, Márquez, I., & Pires, F. (2020). Teens and digital image creation on social

media: informal learning, transmedia skills and professional profiles. https://bit.ly/3lFyRUk

Mentinno. (Ed.) (2021). Estado Digital Ecuador Actualización Julio 2021. https://bit.ly/3yC1VTn

Nielsen. (2016). Social Media Report. https://bit.ly/3MmVNTe

Nelson D. W., Moore M. M., Swanson K. K. (2019). Fashion and social networking: A motivations framework. Journal of Fashion Marketing and Management, 23(4), 608 627. https://doi.org/10.1108/jfmm-03-2018-0037

Pariapaza, F., & Isamar, R. (2020). Asociación entre adicción a internet y función familiar en adolescentes cibernautas del cercado de Arequipa, febrero 2020. https://bit.ly/3BEbVu8

Safdie, C. F. (2022). Terapia cognitivo-conductual en el tratamiento de la adicción a internet y redes sociales en adolescentes (Doctoral dissertation, Universidad de Belgrano-Facultad de Humanidades-Licenciatura en Psicología).

Sautu, R., Boniolo, P., Dalle, P., & Elbert, R. (2005). Manual de metodología: construcción del marco teórico, formulación de los objetivos y elección de la metodología.

Torres Basilio, C. L. (2021). Adicción al internet y agresión en estudiantes de secundaria de dos instituciones educativas de Villa El Salvador. https://hdl.handle.net/20.500.13067/1447

UNIR (2020). Influencers en Universidad Internacional de la Rioja. Social Media Marketing. (pp. 4-33).

Ynoub, R. (2020). Epistemología y metodología en y de la investigación en Diseño. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación. Ensayos, (82), 17-31.

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Balseca Mera, J. M. ., & Galarza Schoenfeld , A. S. . (2024). INFLUENCIADORES E SEU IMPACTO NOS ADOLESCENTES, GERAÇÃO “Z”. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 6(13), 203–221. https://doi.org/10.56124/tj.v6i12ep.0109