DISCIPLINA CORPORAL VERSUS EQUIDADE DE GÊNERO NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS BACCALAUREATE

Autores

  • María Belén Tite-Haro Estudiante de la carrera de Medicina Universidad San Francisco de Quito. Quito, Ecuador. https://orcid.org/0000-0001-7416-6167
  • Diego Raúl Bonifaz-Díaz Médico Especialista Hospital Docente Regional Ambato, Docente Universidad Técnica de Ambato, Facultad de Ciencias de la Salud, Carrera de Medicina. Ambato, Ecuador. https://orcid.org/0000-0002-4235-7089
  • Aida Patricia Haro-Lara Trabajadora Social y abogada. Docente Universidad Técnica de Ambato, Facultad de Jurisprudencia y Ciencias Sociales, Carrera de Trabajo Social. Ambato, Ecuador. https://orcid.org/0000-0002-1472-1365

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v6i11.0076

Palavras-chave:

Anormalidad, construcción social, estereotipos, género, normalidad

Resumo

Este trabalho de pesquisa buscou identificar o motivo pelo qual as unidades educacionais equatorianas não priorizaram a troca de uniforme, de saia para calça, nas populações femininas. Análise que buscou vincular o desenvolvimento patriarcal da sociedade educacional a partir de uma perspectiva interna. Por isso, era preciso focar no exercício do poder segundo autores como Michel Foucault. Da mesma forma, foi levado em consideração o alcance do legado do machismo nas definições de normalidade e anormalidade; estatutos que supostamente colocam em debate obrigações como as leis de um Estado. Para sustentar o argumento, o método sintético e a aplicação de entrevistas em resposta à metodologia qualitativa contemplada no método indutivo foram valiosos. Foram realizadas entrevistas com uma amostra específica de duas unidades educacionais do setor que anos atrás eram caracterizadas como uma escola para meninas e uma escola para meninos. Poder concluir na compreensão da sociedade institucional hierárquica influenciada pelo machismo.

Palavras-chave: Anormalidade, construção social, estereótipos, gênero, normalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Acevedo, John. «LA ANORMALIDAD Y LO ANORMAL EN LA SOCIEDAD DELINFOENTRETENIMIENTO COMO APORTE AL CAMPO DE LA PSICOLOGÍA CLÍNICA.» Psyconex (2015): 1-13. Documento Digital.
Albán, A. (2011). Estéticas decoloniales y de re - existencia: entre memorias y cosmovisiones. En J. Julieta, La Arquitectura del Sentido (págs. 88-117). México: Universidad del Cauca Popayán.
Andrade, V. (2020). La Teoría Crítica y el pensamiento decolonial: hacia un proyecto emancipatorio post-occidental. Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales(238), 133-154.
Asamblea, C. (2015). Ley Orgánica para Prevenir y Erradicar la Violencia contra las Mujeres. Quito, Ecuador: Consejo de la Judicatura.
Carballeda, Juan. (2017). La negación de lo Otro como violencia. Pensamiento de colonial y cuestión social. En H. María, Trabajo Social y Descoloniedad Epistemologías insurgentes para la intervención en lo social (págs. 64-74). Mar de Plata: LUA.
Cruz, Nubia, Numar Álvarez y Lenith Cárdenas. (2020). «Impacto de la investigación dentro del proceso de formación profesional.» Cultura, Educación y Sociedad 11.1, 145-160.
DESAYP. (2014). Protocolos para la Gestión Judicial, Actualización y Valoración Pericial en casos de Violencia Contra la Mujer o Miembros del Núcleo Familiar. Ecuador: ESAYP. Convención Interamericana para Prevenir, Sancionar y Erradicar la Violencia Contra la mujer,
Editores de El Universo. (2018). Ya no es obligatorio el uso de faldas como uniforme escolar en Ecuador: El Universo. 6 de Abril de 2018. Artículo Digital.
Falconí, Fander. (2018) ACUERDO Nro. MINEDUC-MINEDUC-2018-00034-A: Ministerio de Educación. Ministerio de Educación. Documento Digital. 17 de Noviembre de 2018. <https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Hy8QiIN9pNoJ:https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2018/04/MINEDUC-2018-00034-A-Normas-Generales-para-el-uso-de-uniformes-escolares.pdf+&cd=1&hl=es&ct=clnk&gl=ec>.
Foucault, Michel. (2007). La Historia de la Sexualidad. Mexico D.F: Siglo xxi editores, s.a. de c.v. Libro Digital.
Lins, Gustavo. (2007). Poder, redes e ideologia en el campo del desarrollo. 2007. 6, Colombia: Tabula Rasa, págs. 173-193.
Los ANORMALES. (2000). Buenos Aires: FONDO DE CULTURA ECONÓMICA DE ARGENTINA S.A. Libro Digital.
Muñoz Arce, G. (2015). Imperialismo profesional Imperialismo profesional. Revista Latinoamericana, 421- 438.
Poaquiza, Angel, Aída Haro y Malena Quiroga. (2022). «Patriarchy and the roleof academic women in the family.» Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social ‘‘Tejedora’’ 5.9 (2022): 27-40. ISSN: 2697-3626.

Publicado

2023-01-09

Como Citar

Tite-Haro, M. B., Bonifaz-Díaz, D. R., & Haro-Lara, A. P. (2023). DISCIPLINA CORPORAL VERSUS EQUIDADE DE GÊNERO NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS BACCALAUREATE. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 6(11), 85–94. https://doi.org/10.56124/tj.v6i11.0076