DISCIPLINA CORPORAL VERSUS EQUIDADE DE GÊNERO NAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS BACCALAUREATE
DOI:
https://doi.org/10.56124/tj.v6i11.0076Palavras-chave:
Anormalidad, construcción social, estereotipos, género, normalidadResumo
Este trabalho de pesquisa buscou identificar o motivo pelo qual as unidades educacionais equatorianas não priorizaram a troca de uniforme, de saia para calça, nas populações femininas. Análise que buscou vincular o desenvolvimento patriarcal da sociedade educacional a partir de uma perspectiva interna. Por isso, era preciso focar no exercício do poder segundo autores como Michel Foucault. Da mesma forma, foi levado em consideração o alcance do legado do machismo nas definições de normalidade e anormalidade; estatutos que supostamente colocam em debate obrigações como as leis de um Estado. Para sustentar o argumento, o método sintético e a aplicação de entrevistas em resposta à metodologia qualitativa contemplada no método indutivo foram valiosos. Foram realizadas entrevistas com uma amostra específica de duas unidades educacionais do setor que anos atrás eram caracterizadas como uma escola para meninas e uma escola para meninos. Poder concluir na compreensão da sociedade institucional hierárquica influenciada pelo machismo.
Palavras-chave: Anormalidade, construção social, estereótipos, gênero, normalidade.
Downloads
Referências
Albán, A. (2011). Estéticas decoloniales y de re - existencia: entre memorias y cosmovisiones. En J. Julieta, La Arquitectura del Sentido (págs. 88-117). México: Universidad del Cauca Popayán.
Andrade, V. (2020). La Teoría Crítica y el pensamiento decolonial: hacia un proyecto emancipatorio post-occidental. Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales(238), 133-154.
Asamblea, C. (2015). Ley Orgánica para Prevenir y Erradicar la Violencia contra las Mujeres. Quito, Ecuador: Consejo de la Judicatura.
Carballeda, Juan. (2017). La negación de lo Otro como violencia. Pensamiento de colonial y cuestión social. En H. María, Trabajo Social y Descoloniedad Epistemologías insurgentes para la intervención en lo social (págs. 64-74). Mar de Plata: LUA.
Cruz, Nubia, Numar Álvarez y Lenith Cárdenas. (2020). «Impacto de la investigación dentro del proceso de formación profesional.» Cultura, Educación y Sociedad 11.1, 145-160.
DESAYP. (2014). Protocolos para la Gestión Judicial, Actualización y Valoración Pericial en casos de Violencia Contra la Mujer o Miembros del Núcleo Familiar. Ecuador: ESAYP. Convención Interamericana para Prevenir, Sancionar y Erradicar la Violencia Contra la mujer,
Editores de El Universo. (2018). Ya no es obligatorio el uso de faldas como uniforme escolar en Ecuador: El Universo. 6 de Abril de 2018. Artículo Digital.
Falconí, Fander. (2018) ACUERDO Nro. MINEDUC-MINEDUC-2018-00034-A: Ministerio de Educación. Ministerio de Educación. Documento Digital. 17 de Noviembre de 2018. <https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Hy8QiIN9pNoJ:https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2018/04/MINEDUC-2018-00034-A-Normas-Generales-para-el-uso-de-uniformes-escolares.pdf+&cd=1&hl=es&ct=clnk&gl=ec>.
Foucault, Michel. (2007). La Historia de la Sexualidad. Mexico D.F: Siglo xxi editores, s.a. de c.v. Libro Digital.
Lins, Gustavo. (2007). Poder, redes e ideologia en el campo del desarrollo. 2007. 6, Colombia: Tabula Rasa, págs. 173-193.
Los ANORMALES. (2000). Buenos Aires: FONDO DE CULTURA ECONÓMICA DE ARGENTINA S.A. Libro Digital.
Muñoz Arce, G. (2015). Imperialismo profesional Imperialismo profesional. Revista Latinoamericana, 421- 438.
Poaquiza, Angel, Aída Haro y Malena Quiroga. (2022). «Patriarchy and the roleof academic women in the family.» Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social ‘‘Tejedora’’ 5.9 (2022): 27-40. ISSN: 2697-3626.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica y Arbitrada de Ciencias Sociales y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
















