AS ARTES NA PREVENÇÃO DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM JOVENS

Autores

  • Shalea Melissa Muñoz Zambrano Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí image/svg+xml
  • Erick Bojorque Pazmiño Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí image/svg+xml
  • José Intriago Plaza Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.56124/tj.v8i19.006

Palavras-chave:

Arte, drogas, juventude

Resumo

O uso problemático de substâncias entre jovens é um problema de saúde pública global, e Manta não é exceção. Diante dessa realidade, é essencial explorar estratégias preventivas como a arte, que podem ajudar a reduzir o uso de drogas entre adolescentes. Este estudo analisa a influência da arte na prevenção do uso de substâncias entre jovens em Manta, Manabí, durante o ano de 2023. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com delineamento hermenêutico e etnográfico, empregando o método indutivo. A amostra incluiu 40 adolescentes com histórico de uso de substâncias e 4 profissionais de prevenção ao uso de drogas, que participaram de entrevistas e gravações audiovisuais. Os resultados mostram que as atividades artísticas promovidas pela Prefeitura de Manta, como muralismo, cinema de praia, teatro e música, contribuem para a conscientização e prevenção do uso de drogas. Além disso, as tendências estéticas contemporâneas melhoram a qualidade de vida dos jovens, promovendo a autoexpressão e o empoderamento. No entanto, a falta de recursos limita o alcance dessas iniciativas. Portanto, a arte se confirma como uma ferramenta eficaz para a prevenção do uso de substâncias, destacando a importância de integrá-la ao currículo escolar e à comunidade. Da mesma forma, recomenda-se fortalecer os programas artísticos, criar espaços seguros para a expressão criativa e estabelecer parcerias com organizações culturais. Para garantir sustentabilidade e impacto, é crucial ampliar o apoio e os recursos governamentais para essas iniciativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Belén, P. S. (2019). Arte y conocimiento. La dimensión epistémica del proceso artístico en la contemporaneidad. Revista humanidades, 9(2), 1-16.

Constitución de la República del Ecuador, 0 219 (2008). https://www.defensa.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2021/02/Constitucion-de-la-Republica-del-Ecuador_act_ene-2021.pdf

Cortés-López, E. M. (2021). La investigación etnográfica en diseño. Legado de Arquitectura y Diseño, 15(28), Article 28. https://doi.org/10.36677/legado.v15i28.15994

Cruz Colín, L. Q. (2020). Factores de la calidad de vida y su incidencia en el aprendizaje. Conrado, 16(76), 234-238.

Espitia Hernández, L. F., & Moreno Arteaga, P. (2023). Práctica musical como herramienta para prevenir la delincuencia juvenil y el uso de drogas del Barrio zarabanda del Municipio de Cotorra- Córdoba 15 jóvenes). https://repositorio.unicordoba.edu.co/handle/ucordoba/7109

Fernández, A. D., & Gómez, R. D. G. L. (2021). El arte y la creatividad en niños y jóvenes: Procesos de transformación del espacio escolar y público. Revista Educación, 45(2), 1-33.

Fundación Botín. (2023, septiembre 25). Importancia del Arte en la Sociedad: Genera Desarrollo Social y Riqueza. Fundación Botín. https://fundacionbotin.org/sala-de-prensa/importancia-arte-en-la-sociedad/

Gómez, A. M. R., & Rubio, R. A. R. (2020). Estado del arte sobre el consumo de heroína en Colombia: Una aproximación desde los enfoques jurídico, médico, religioso y sociocultural. Cultura y Droga, 25(29), Article 29. https://doi.org/10.17151/culdr.2020.25.29.6

Guillen, D. E. F. (2019). Investigación cualitativa: Método fenomenológico hermenéutico. Propósitos y Representaciones, 7(1), Article 1. https://doi.org/10.20511/pyr2019.v7n1.267

La Ley orgánica de prevención integral fenómeno socio económico drogas, 615 (2020). https://www.controlsanitario.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2021/01/Ley-Organica-de-Prevencion-Integral-del-Fenomeno-Socio-Economico-de-las-drogas-y-de-regulacion-y-control-del-uso-de-sustancias-catalogadas-sujetas-a-fiscalizacion_Ley-0.pdf

López Gallo, C. A. (2020). Hacia una pedagogía para la prevención del consumo de sustancias psicoactivas en el Colegio Técnico Vicente Azuero, Floridablanca – Santander. https://repository.unab.edu.co/handle/20.500.12749/12141

Machado, R. F. B., Hurtado, S. del C. A., Abarca, S. D. D., & Ocaña, L. L. M. (2025). La danza como expresión cultural y su impacto en el desarrollo cognitivo. Esprint Investigación, 4(1), Article 1. https://doi.org/10.61347/ei.v4i1.101

Naciones Unidas. (2025). Objetivos de Desarrollo Sostenible | Naciones Unidas. United Nations; United Nations. https://www.un.org/es/common-agenda/sustainable-development-goals

Navarrete Pita, Y., Rabelo Mari, E. L., Recio Molina, P. P., & González Herrera, L. (2020). Estrategia educativa que contribuye al desarrollo del trabajo preventivo sobre el consumo de drogas legales. Atenas: revista científico pedagógica, 4(52), 48-64.

Nizama Valladolid, M., & Nizama Chávez, L. M. (2020). El enfoque cualitativo en la investigación jurídica, proyecto de investigación cualitativa y seminario de tesis. Vox Juris, 38(2), 69-90.

Organión Mundial de la Salud. (2021). World Health Organization (WHO). https://www.who.int

Otzen, T., & Manterola, C. (2017). Resumen—International Journal of Morphology. http://www.intjmorphol.com/es/resumen/?art_id=4049

Pérez, A. B. (2020). La importancia de las Artes en la educación de la nación y el individuo. Debates por la Historia, 8(1), 17-40.

Piza Burgos, N. D., Amaiquema Márquez, F. A., Beltrán Baquerizo, G. E., Piza Burgos, N. D., Amaiquema Márquez, F. A., & Beltrán Baquerizo, G. E. (2019). Métodos y técnicas en la investigación cualitativa. Algunas precisiones necesarias. Conrado, 15(70), 455-459.

Plan de Creación de Oportundiades 2021-2025 (2021). https://www.planificacion.gob.ec/wp-content/uploads/2021/09/Plan-de-Creacio%CC%81n-de-Oportunidades-2021-2025-Aprobado.pdf

Ramírez Hernández, P. (2022). Arte público. Una política pública del Gobierno de Guadalajara, 2016-2018. Perfiles latinoamericanos, 30(60). https://doi.org/10.18504/pl3060-015-2022

Rodas Gómez, A. M., & Rovira Rubio, R. A. (2020). Estado del arte sobre el consumo de heroína en Colombia: Una aproximación desde los enfoques jurídico, médico, religioso y sociocultural. Cultura y Droga, 25(29), 113-139. https://doi.org/10.17151/culdr.2018.25.29.6

Romero, A. R. (2018). Arte público y políticas culturales en el posconflicto: Potencias, retos y límites. Calle14: revista de investigación en el campo del arte, 13(24), 360-375.

Salas, V., & Cabrera, J. E. (2022). LO ESTÉTICO Y LA CALIDAD DE VIDA: EL PROGRAMA DE REHABILITACIÓN URBANA “BARRIOS DE VERDAD”. Investigación & Desarrollo, 22(2), 105-124. https://doi.org/10.23881/idupbo.022.2-6e

Sola-Morales, S., & Quiroz, C. (2019). Drug Abuse Prevention Campaigns in Chile (2004-2014): Between Prohibitionism and Stigmatisation. Communication & Society, 32(2), Article 2. https://doi.org/10.15581/003.32.37863

Urzola, A. M. P. (2020). Métodos inductivo, deductivo y teoría de la pedagogía crítica. 3(1), 36-42.

Publicado

2025-07-03

Como Citar

Muñoz Zambrano, S. M. ., Bojorque Pazmiño, E., & Intriago Plaza, J. (2025). AS ARTES NA PREVENÇÃO DO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM JOVENS. Revista Científica Y Arbitrada De Ciencias Sociales Y Trabajo Social: Tejedora. ISSN: 2697-3626, 8(19), 80–94. https://doi.org/10.56124/tj.v8i19.006